Tecnologia 5G é liberada em Limeira e cobertura total será gradativa

Limeira já conta com a tecnologia 5G. Desde o dia 1º, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) “ativou” o sinal para o município, conforme cronograma definido pelo Governo Federal. Com a frequência liberada, as operadoras de telefonia iniciaram a instalação das novas antenas na cidade e em alguns pontos da região central já é possível comunicar-se com o celular 5G, desde que o usuário tenha o chip e o aparelho compatíveis. Outros bairros também já receberam as antenas e a qualquer momento elas podem entrar em operação.

A expansão da tecnologia deve-se à atualização de toda legislação que regula a instalação das antenas no município. Antecipando-se ao processo de transição para a tecnologia 5G, o governo Mario Botion elaborou uma lei específica, a 859/2020, que orienta a instalação da infraestrutura de suporte para esses equipamentos de telecomunicação. “A criação da chamada “lei das antenas”, ainda em 2020, foi fundamental para que as operadoras tenham interesse de investir na rápida expansão de rede 5G em Limeira”, frisou Botion.

A lei 859/2020 prevê agilidade no processo de fixação das antenas, considerando-se o caráter de “utilidade pública” intrínseco ao serviço. Dessa maneira, autoriza a implantação da estrutura em toda cidade, sem necessidade de licenciamento antecipado, bastando apenas que a prestadora comunique previamente a instalação à prefeitura através da apresentação do projeto.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Gestão Estratégica, Thiago dos Santos Henrique, o prazo para a cobertura 5G em 100% do município vai até julho de 2026. Porém, ele acredita que bem antes dessa data o sistema já esteja disponível aos limeirenses.

O grande diferencial do sinal 5G, segundo ele, é a rapidez e a estabilidade da onda de transmissão. “A navegação pode ser até 100 vezes mais rápida que o 4G, mas exige um número de antenas maior que atualmente”, comentou. Por outro lado, ele destaca que o tamanho das antenas é incomparavelmente menor às atuais torres. “Elas são um pouco maiores que uma caixa de sapatos e podem ser instaladas em qualquer local”, observou.

Especialista na área, o diretor argumenta que a tecnologia 5G abre caminho para inúmeros avanços em Limeira, como a consolidação do município em “cidade inteligente”, impulsionando ainda mais a economia digital, aumentando a produtividade dos mais diversos segmentos econômicos e a competitividade, abertura de empresas focadas em inovação e tecnologia. “Esse processo impulsionará também a abertura de novos postos de trabalho e melhoria da qualidade de vida das pessoas e do serviço público”, concluiu Thiago Henrique.

Lista de cidades preparadas

O governo do Estado de São Paulo divulgou lista das cidades paulistas com leis atualizadas para receber a internet 5G. Na microrregião, Limeira e Cordeirópolis constam como preparadas, mas Iracemápolis ainda não.

Em apenas seis meses, dobrou o total de cidades paulistas com leis atualizadas. Dados da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo de SP, apontam que o número subiu de 61, no fim do ano passado, para 141, como confirmado ao DJ nesta terça-feira (4).

A mudança na chamada “lei das antenas”, que determina onde esses equipamentos podem ser instalados, é fundamental para que as operadoras invistam na infraestrutura do 5G, que oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida, mas exige um número de antenas até 10 vezes maior que o 4G. Apesar de a atualização das leis ser de competência dos municípios, o Governo de SP informa que tem focado em acelerar a chegada do 5G, mobilizado e apoiado prefeituras e câmaras municipais nesse processo.

Por meio do programa TecnoCidades, a SDE e a InvestSP reuniram dezenas de gestores municipais, nos últimos meses, em seminários regionais, para conscientizar sobre os benefícios do 5G, a necessidade de modernizar as leis e orientar aqueles que precisem de algum suporte.

Além da atualização da “lei das antenas” e da instalação da infraestrutura pelo setor privado, a ativação do 5G depende da liberação do sinal pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que já aconteceu em 319, portanto em quase metade dos 645 municípios paulistas. Atualmente, 86 cidades no Estado já contam com a internet 5G, o que representa cerca de 30% dos municípios brasileiros com a tecnologia.

“O 5G é essencial para o crescimento de todos os setores da economia. Com esse ritmo de avanço, podemos chegar quase 300 municípios com a tecnologia até o fim do ano, um passo importante para darmos início ao desenvolvimento estabelecido pelo governador Tarcísio de Freitas como um dos pilares desse governo”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima. Qualquer município que precisar de apoio no processo de modernização da “lei das antenas” pode procurar a SDE, por meio da InvestSP.

O objetivo, além de garantir que o 5G chegue o quanto antes à população, é transformar os municípios paulistas em “cidades inteligentes” e que São Paulo consiga atrair investimentos e novas empresas focadas em inovação e tecnologia, com geração de emprego, renda e melhora da qualidade de vida das pessoas e do serviço público.

Com o avanço do 5G, o TecnoCidades, em um segundo momento, mapeará as principais demandas das cidades e buscará soluções inteligentes e inovadoras mais adequadas, como: uso de prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle do fluxo de pedestres e veículos, uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas, ampliação da oferta de energia renovável e melhorias na própria gestão pública, com a integração de sistemas e um maior controle dos processos.

O TecnoCidades também acompanhará a implantação dessas soluções, com suporte técnico, e buscará estabelecer parcerias com entidades nacionais e internacionais, a fim de ampliar o programa e promover a cooperação e a troca de experiências entre os municípios.

Fonte: Prefeitura de Limeira e Governo do Estado de SP
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.