Tati Lopes declara apoio a Botion no projeto que proíbe fogos com ruído em Limeira

A vereadora Tatiane Lopes (Podemos), da Câmara de Limeira, declarou nesta segunda-feira (8) que vai apoiar o prefeito Mário Botion (PSD) no projeto de lei que proíbe fogos de artifício com ruídos em Limeira. Os dois protocolaram proposta semelhante na Casa, na terça-feira (2), sendo que a do Executivo deu entrada primeiro.

De acordo com a vereadora, a proposição do prefeito pode ser aprovada de forma mais rápida e esse foi um dos fatores que a fez decidir por apoiar publicamente o projeto assinado por Botion. “Estive com o prefeito e, pensando de forma estratégica, decidimos conjuntamente pelo meu apoio ao projeto assinado por ele. Isso porque ele tem chances de ser aprovado de forma mais rápida, porque foi protocolado em caráter emergencial. Além disso, a tramitação para entrar para a pauta é mais simples do que um projeto proposto por um vereador”, explicou a parlamentar.

Na última sessão do ano passado, uma proposição com o mesmo conteúdo chegou a ser votado, mas não recebeu votos suficientes para ser aprovado. “Apesar de polêmico, o projeto de lei é uma demanda da causa animal da cidade há muitos anos. Muitas cidades já aprovaram projetos semelhantes. Sabemos que os fogos de artifício com estampido são muito danosos para os animais, pois muitos deles, com medo dos barulhos dos fogos e pelo estresse decorrente, fogem de casa, são atropelados ou se machucam. Além disso, idosos e pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo também sofrem com os barulhos excessivos. A aprovação desse projeto vem como um alívio para esses grupos que sofrem diretamente com a soltura dos fogos”, disse a vereadora.

Desde que tomou posse na Câmara, Tatiane Lopes tem se dedicado à aprovação dessa pauta. “Fiz pesquisas, estudei e me aprofundei no tema, entrei em contato com ONGs de outras cidades que já aprovaram esse projeto, visitei centros que trabalham com pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, já que eles são diretamente afetados pela soltura dos fogos, e por fim, convidei o vereador da legislatura passada, Estevão Nogueira, para assinar a proposição como cidadão legislador junto comigo. Além disso, iniciei também as articulações com os demais parlamentares a fim de sensibilizá-los sobre a importância da proibição desse artefato”, explicou.

A vereadora se manifestou ainda satisfeita com a mobilização em torno da ideia e ressaltou que continuará a conversar com os demais vereadores sensibilizando-os para a importância da aprovação dessa pauta. “Independentemente de qual projeto for aprovado, meu intuito é que a aprovação aconteça e que os animais, idosos e pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo não fiquem mais sujeitas aos malefícios que os fogos com estampido causam. Essa é a política que eu acredito. A boa política, que estabelece diálogos e que está preocupada em beneficiar a população acima de quaisquer outros interesses”, afirmou.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.