Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (21/06/21)

CONTRA A GRIPE
A partir desta segunda-feira (21/06), a Secretaria de Saúde de Limeira amplia a vacinação contra a gripe para toda a população, a partir dos 6 meses. Poderão ser vacinadas crianças, adolescentes e adultos até 50 anos, que até então, não eram contemplados com a campanha. Os pontos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

TARIFA SOCIAL
O vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) esteve na BRK Ambiental para debater a possibilidade de ampliação da tarifa social de água e esgoto. Ele defende que o benefício se estenda à habitação coletiva de interesse social (condomínios), a exemplo do Conjunto Residencial Dr. Olindo de Luca, Condomínio Residencial Recanto dos Pássaros e Residencial Rubi. Representantes da concessionária esclareceram que a iniciativa do vereador esbarra em questão jurídica, por questões contratuais. A ideia do parlamentar é solicitar à Prefeitura que encontre meios de beneficiar essa parcela da população, pois no contrato originário não constava a vedação legal que existe atualmente.

REPERCUSSÃO
Falando em Waguinho, o parlamentar estranhou o posicionamento da Prefeitura, que anunciou a paralisação dos repasses de subsídio à Sancetur. Após tomar ciência pela reportagem do DJ (leia aqui), o vereador pretende levar o tema à reunião da Comissão de Obras e Transportes da Câmara de Limeira nesta semana.

CRÍTICAS À DEMORA
Parlamentares de Limeira, em especial os de oposição, andam irritados com a demora do Executivo em abrir a licitação do transporte coletivo. A justificativa anterior para a demora era o Plano de Mobilidade, que já virou lei no ano passado. Agora, é a necessidade de alterar a lei do subsídio. Vice-prefeito no primeiro mandato da gestão Mario Botion, o vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (DEM) apresentou novo requerimento na última semana questionando quando, finalmente, será lançado o edital de licitação.

FOSSA NA ZONA RURAL
O prefeito de Limeira, Mario Botion, acompanhou, na última semana, a instalação de quatro fossas biodigestoras em propriedades rurais no Bairro dos Frades. A ação integra o projeto “Águas Claras”, desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura para a preservação da água na sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Tabajara. Até o final de julho, a expectativa é que todas as 27 fossas previstas no projeto estejam em operação. As fossas utilizam tecnologia desenvolvida pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com a finalidade de promover o tratamento exclusivo do esgoto dos vasos sanitários.

PLANTIO EM APP
O recurso para viabilização destas fossas é oriundo de convênio com a Agência Nacional de Águas (ANA). O repasse é de R$ 800 mil, com contrapartida de R$ 80 mil do município. Além das 27 fossas biodigestoras, o projeto também prevê o plantio de 28 mil árvores em 13 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs). Para isso, foi adquirida uma estufa para o Viveiro Municipal de Limeira, o que ampliou a produção de mudas nativas.

SONHOS INTERROMPIDOS
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, emitiu, neste sábado, uma nota pela marca dos 500 mil óbitos pela Covid no País. “No dia em que o Brasil registra 500 mil mortes em razão da Covid-19, o Poder Judiciário brasileiro presta solidariedade às famílias e aos amigos das vítimas. É preciso relembrar a cada dia que não são apenas números. São mães, pais, filhos, irmãos. Meio milhão de pessoas que partiram e tiveram seus sonhos interrompidos. Apesar da imensa tristeza, o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça reafirmam que seguem empreendendo esforços para ajudar a sociedade brasileira a mitigar os impactos desta terrível pandemia”.

CENSO DE DEFICIENTES
Estudando ações que podem ser implementadas em Limeira, a vereadora Terezinha Guarnieri (PL) pediu à Prefeitura um detalhamento sobre informações referentes às pessoas com deficiência motora, visual, sensorial, auditiva e mental. Ela quer saber se há um censo local que indique a quantidade de pessoas e faixa etária, bem como a forma de atendimento existente atualmente no município para atendê-los.

JOGO DO BICHO
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) ofereceu ao Poder Judiciário de Bauru mais uma denúncia relacionada à Operação Sunset, a terceira e última ligada à investigação. Deflagrada em novembro de 2020, a operação deu cumprimento a mandados de busca em diversos endereços das cidades paulistas de Marília, Ibitinga e Borborema, assim como na mato-grossense Dom Aquino. O terceiro grupo denunciado exercia controle de praças do jogo do bicho em dezenas de cidades do centro-oeste paulista, especialmente em Bauru e Ibitinga, embolsando quantias expressivas de dinheiro sem qualquer lastro lícito.

VIU NAS REDES?
“500.000 mortos, quase 18 milhões de infectados só no Brasil. Amanhã ou depois chegaremos a 900 mortos só aqui em Limeira, com quase 37000 recuperados. Muitos destes sobreviventes têm sequelas, cansaço de longa duração, dores de cabeça, dificuldade respiratória prolongada, dores no corpo, queda de cabelos, transtornos psicológicos, traumas e muitas outras modificações em sua vida, nas finanças, nas atividades laborais, na convivência familiar sem os entes queridos. Alguns não voltarão aos seus empregos, por impossibilidade física ou porque o trabalho nem mais estará lá. Outros voltarão mais pobres, para tentar reerguer um país que está dento destruído por uma pandemia e se tornando um pandemônio. Por favor, não voltem mais emburrecidos, conformados e apáticos. Mesmo enfraquecidos, continuem a pensar com suas ideias próprias e mantenham seus sonhos. Não deixem que a mídia tendenciosa, o político palhaço ou o gatuno ladrão levem seus sonhos. Contestem as imposições, briguem por sua vacina, se protejam o tempo todo, evitem as reuniões desnecessárias e aglomerações. Acreditem na verdadeira ciência. Ajudem um amigo que está nas trevas ou vomitando bobagens a entender a verdade. Às vezes eles demoram, mas aprendem a clarear a mente da forma mais lenta e mais difícil, pelo exemplo próprio ou de alguém próximo que acabou de ir. Infelizmente, da forma como estamos indo, não vai acabar cedo”

Médico Luiz Ricardo Bastos, ex-secretário de Saúde de Limeira, em post divulgado neste final de semana em seu perfil no Facebook sobre a triste marca de mortos por Covid no país.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.