Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (22/06/21)

PESAR PELAS 500 MIL
A Câmara Municipal de Limeira aprovou, na sessão desta segunda-feira (21/07), uma moção de pesar pelas mais de 500 mil mortes por Covid-19. O texto citou ausência de políticas públicas e traz críticas indiretas ao presidente Jair Bolsonaro. A votação não foi unânime, mas a proposta da vereadora Isabelly Carvalho (PT) foi aprovada e será enviada aos chefes do Legislativo federal, ao prefeito Mario Botion e ao secretário de Saúde, Vitor Santos.

DO TRANSPORTE PARA A SAÚDE
Outra moção protocolada ontem deve causar chiadeira na hora do debate e aprovação em plenário. O vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (DEM) apresentou texto de apelo ao prefeito Mario Botion para que aplique os R$ 14 milhões inicialmente previstos para subsídio à Sancetur, empresa do transporte coletivo, no combate à pandemia e também em ajuda para mitigar os impactos nas empresas de Limeira, para manutenção de empregos.

LUTO DE TRÊS DIAS
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o Congresso Nacional vai decretar luto de três dias em respeito às 500 mil mortes por coronavírus. As atividades das duas Casa, no entanto, não serão suspensas. “Em acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, faremos três dias de luto sem interrupção dos trabalhos legislativos das duas Casas porque pensamos que a melhor maneira de ajudar o Brasil no combate à pandemia é manter o Congresso funcionando”, disse Lira.

QUAL É O QUÓRUM?
O presidente da Câmara Municipal de Limeira, Sidney Pascotto (PSC), o Lemão da Jeová Rafá, pediu à Secretaria de Negócios Jurídicos da Casa um parecer a respeito do quórum necessário para aprovação de projetos ordinários na Casa – se a maioria simples ou absoluta. Qualquer mudança na legislação será feita apenas após este posicionamento. Ontem, os vereadores Anderson Pereira (PSDB) e Ceará (Republicanos) voltaram a trocar farpas sobre o tema, uma das polêmicas da sessão que rejeitou o projeto de subsídio às empresas de transporte coletivo.

ECOPONTOS EM LIMEIRA
Requerimento apresentado pelo vereador Airton dos Santos (PL) questionando a construção de novos ecopontos em Limeira rendeu debate na sessão desta segunda-feira (21/06) na Câmara Municipal. Lu Bogo pediu palavra e disse que já recebeu resposta de que não há planos para construção de mais espaços. Constância Félix e Waguinho da Santa Luzia defenderam a ampliação dos pontos de descarte. Vereadores da base, Jú Negão e Betinho Neves citaram a importância de aumentar a conscientização da população quanto ao horário de funcionamento dos locais. Constância aproveitou e fez, inclusive, uma nova indicação para que o Executivo aumente a quantidade de ecopontos.

MOÇÃO AO CIESP
Os vereadores de Limeira aprovaram a Moção de Aplausos de autoria da vereadora Lu Bogo (PL), pela comemoração dos 40 anos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Limeira. “Em tempos difíceis que estamos vivendo é preciso valorizar as vitórias e conquistas. O Ciesp está presente em nossa cidade e é uma entidade participativa. São 40 anos em Limeira e esta moção é para enaltecer, parabenizar a instituição pelos trabalhos em Limeira. Entre as ações está a prioridade de defender os interesses das empresas e indústrias junto às diversas esferas, em busca de soluções, melhorias e inovações”, citou a parlamentar.

PROJETO DE HABITAÇÃO
Na última sexta-feira, a secretária de Justiça e Cidadania, Sandra Cristina, esteve reunida, junto com o prefeito Adinan Ortolan, na superintendência da Caixa Econômica Federal de Piracicaba. Em pauta, futuros projetos habitacionais para o município.

RESTRIÇÕES EM CAMPINAS
Com taxas de ocupação em colapso, a cidade de Campinas, no interior paulista, iniciou um toque de recolher e fechamento de atividades no período noturno para tentar conter o aumento de casos de covid-19. As medidas, que foram publicadas no Diário Oficial da prefeitura municipal e valem até o dia 30 de junho. Com isso, serviços, comércios e demais atividades são proibidas de funcionar entre 19h e 5h da madrugada, inclusive padarias e supermercados. Até este horário, todas as atividades permitidas na fase de transição do Plano São Paulo podem funcionar, desde que respeitem o limite de 40% na capacidade de atendimento.

ATENDIMENTO REMOTO
O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Limeira (Sindeguarda) comunicou que o atendimento presencialmente foi suspenso. As atividades da entidade serão feitas em sistema de home office, como forma de colaborar para reduzir o distanciamento social recomendado para prevenção à Covid-19. Casos urgentes serão atendidos pelo WhatsApp (19) 3702-3071.

ACORDO DE PLR
Os empregados da Ajinomoto de Limeira vão receber este ano uma Participação nos Lucros e Resultados de 2,13 salários, em média. Eles atingiram o resultado médio de 129,51% das metas negociadas pelo Stial (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região) junto à empresa. Os valores devem ser pagos até 30 de junho. Para o cálculo da PLR, os salários terão reajuste de 7,59%, valor da inflação acumulada do período. Sobre o recebimento de cada empregado, incidirá um sistema de pontuação que mede o desempenho individual. O acordo de PLR na Ajinomoto vai injetar R$ 18 milhões na economia local, conforme divulgado pelo sindicato.

JANSSEN CHEGOU
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, em Brasília, que um avião com 1,5 milhão de doses da vacina contra covid-19, da farmacêutica Janssen, chega ao Brasil às 6h45 desta terça-feira (22/06), no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O anúncio foi feito após uma previsão inicial, de receber 3 milhões de doses até 15 de junho, não ter sido confirmada. De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen, que não teria explicado os motivos. Queiroga afirmou que a vacina da Janssen “é muito útil” por ser de dose única, proporcionando uma vacinação “mais rápida” da população. Ele não detalhou se as doses da vacina da Janssen serão direcionadas a algum grupo específico.

DEPOIMENTO REMARCADO
O depoimento do empresário Carlos Wizard na CPI da Pandemia foi remarcado para o próximo dia 30. A informação foi confirmada pelo presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM), nesta segunda-feira (21/06). De acordo com o parlamentar, os advogados do empresário procuraram a CPI e informaram que o cliente se apresentaria em data e hora agendadas pela comissão. A remarcação ocorre depois que parte dos integrantes da CPI decidiram, no fim de semana, que, além do pedido de condução coercitiva autorizado pelo ministro Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, eles acionariam a Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) para localizar Wizard.

VIU NAS REDES?
“Pelo ritmo que a nossa campanha vem adquirindo no último mês, já é possível antever que toda a população vacinável, ou seja, acima de 18 anos, pode ser imunizada com uma dose até o mês de setembro e que tenhamos toda ela vacinada até o final do ano de 2021. Consideramos, dentro das condições da carência de vacinas do mundo, uma meta bastante razoável

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em previsão feita nesta segunda-feira no Congresso Nacional, em reunião da Comissão Temporária Covid-19 (CTCOVID) nesta segunda-feira (21).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.