Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (08/08/22)

SENSOR GLICÊMICO
A Prefeitura de Limeira passou a disponibilizar na rede municipal de saúde um sensor glicêmico para pacientes de 4 a 18 anos, com diabetes tipo 1. Para ter acesso ao monitoramento, será necessário seguir um protocolo específico. A consulta aos critérios e aos documentos necessários pode ser feita na Central de Medicamentos, localizada na prefeitura. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h.

ELEITORES COM DEFICIÊNCIA
O total de eleitores que declaram ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida aumentou 35,27% em quatro anos, passando de 939.915 para 1.271.381, segundo o perfil do eleitorado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Entre os mais de 1,2 milhão de eleitores com necessidades especiais, 30,47% declararam ter algum tipo de deficiência de locomoção, 13,3% visual e 7,97% auditiva. A fim de melhor atender essa parcela de eleitores, a Justiça Eleitoral implantou “diversos mecanismos que asseguram a essas pessoas a possibilidade de votar em locais com maior acessibilidade”. (Agência Brasil)

FLAGRADO PELAS CÂMERAS
As câmeras do Terminal Central Urbano de Limeira ajudaram a Guarda Civil Municipal (GCM), na tarde de sábado (06/08), a solucionar uma ocorrência de furto no local. Por meio das imagens, os guardas que operam o sistema identificaram um homem vestido com uma camiseta branca e uma bermuda cinza, além de estar com uma mochila nas costas. O rapaz havia furtado um aparelho de celular no quiosque do terminal. A GCM ainda constatou pelas imagens que o acusado havia entrado em um ônibus com destino a Vila Cavinato.  Em patrulhamento, os guardas Amado e Solis encontraram o acusado, que confessou o furto e foi levado ao Plantão Policial.

CAMPANHA DA ONU
A iniciativa global Verificado lançou uma campanha de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres. A campanha #ParaCadaUma é coordenada no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio).O objetivo da campanha, lançada no Cristo Redentor, é informar a população sobre as formas de violência doméstica tipificadas na Lei Maria da Penha: moral, física, sexual, psicológica e patrimonial. Neste domingo, a Lei Maria da Penha completou 16 anos. (ABr)

NOVO ENDEREÇO
A partir desta segunda-feira (08/08), a Promoção Social de Iracemápolis atende em novo endereço. O espaço será transferido para a Rua João Freitas, 112, Jd. Voluntário Pedro Freitas. Os telefones para contato permanecem os mesmos: 3456-1287 e 3456-3946. O Fundo Social de Solidariedade já funciona neste novo local.

VACINA CONTRA VARÍOLA
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o segundo pedido de registro de kit para teste para monkeypox, a varíola dos macacos. O pedido é para o produto Monkeypox Virus Nucleic Acid Detection Kit e foi apresentado pela empresa Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda (CPMH). De acordo com a agência reguladora, o pedido foi solicitado no dia 2 de agosto e já está em análise pela equipe técnica. Anteriormente, a Anvisa já havia o pedido de registro da empresa Biomédica. A solicitação foi analisada e a reguladora emitiu exigência, que é um pedido de informações e dados necessários para a conclusão da análise pela equipe técnica. (ABr)

DILIGÊNCIA NO JD. PRIMAVERA
Os vereadores da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara fizeram, na última semana, mais uma diligência no novo loteamento do Jardim Primavera. O objetivo dfoi conferir o andamento das tratativas entre a Cataguá Construtora, a Prefeitura, os futuros moradores e o Legislativo, após reunião de 14 de julho.As rotatórias nas extremidades da rua principal não tiveram as obras iniciadas. Da mesma forma, ainda não foi realizado o fechamento da via no acesso principal, onde havia desnivelamento que pode acarretar problema com o trânsito de veículos e para a mobilidade dos pedestres. No dia 18 de agosto (quinta-feira), às 14h30, será realizada uma nova rodada de reunião com representantes da Cataguá Construtora na Câmara.

CONSÓRCIO PÚBLICO
O Projeto de Lei 1453/19, já aprovado pelo Senado, permite aos consórcios públicos mudarem seus contratos com a concordância da maioria dos entes participantes. O texto está agora em análise na Câmara dos Deputados. Conforme a proposta, a alteração do contrato de consórcio público exigirá, além da admissão da assembleia geral, a publicação das respectivas leis pela maioria dos entes federativos consorciados. A Lei de Consórcios Públicos hoje só permite alterações se todos publicarem leis confirmando a mudança. (Agência Câmara)

HOMENAGEM AO PADRE
A primeira sessão ordinária da Câmara de Cordeirópolis, após o fim do recesso, foi marcada pela homenagem ao padre Sérgio Ghirardello, que deixa a cidade. De autoria do presidente da Casa, vereador Carlinhos Barbosa (DEM), a honraria foi assinada por todos os vereadores. O pároco está em Cordeirópolis desde 2019 e conquistou a comunidade local. “É uma honra poder homenagear uma pessoa de tanta luz e que ajudou tanta gente em nossa cidade”, disse o presidente.

VIU ESSA?
“Se já existe a previsão legal de cumprimento de pena e progressão de regime de forma proporcional, a saída temporária causa a todos um sentimento de impunidade”

Deputado federal Capitão Derrite (PL-SP), autor do substitutivo projeto de lei, aprovado pela Câmara dos Deputados, que restringe as saídas temporárias de presos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.