Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (07/08/22)

ATENDIMENTO ESPECIAL
A Prefeitura de Limeira inaugurou na sexta-feira (05/08) uma sala de atendimento aos familiares de alunos com deficiência. O espaço fica na sede da pasta e foi decorado para o acolhimento desse público, como parte da Política de Educação Especial da rede municipal. Na sala, familiares de estudantes com deficiência receberão as primeiras orientações sobre o trabalho de Educação Especial desenvolvido pelas unidades escolares, bem como os procedimentos para matrícula ou transferência, como relatórios e laudos médicos. Atualmente, frequentam a rede de educação, 587 estudantes com deficiência e 304 com dificuldade acentuada de aprendizagem.

VOTOS FACULTATIVOS
Mais de 156,45 milhões de pessoas estão aptas a votar no próximo dia 2 de outubro, quando os brasileiros começarão a escolher o próximo presidente da República, além dos futuros governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Neste universo heterogêneo de cidadãos, ao menos 23,34 milhões de eleitores e eleitoras atenderão ao compromisso cívico por vontade própria, já que não são obrigados a votar. A Constituição estabelece o voto facultativo, ou seja, opcional, para os jovens de 16 e 17 anos de idade; pessoas com 70 anos ou mais e também para analfabetos. Só os eleitores que declaram não saber ler, nem escrever, ultrapassam os 6,33 milhões de pessoas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Agência Brasil)

PALESTRA EM NOVO DIA
A palestra com orientações sobre dívidas, empréstimos, juros bancários e golpes financeiros, que aconteceria na terça-feira (09/08), foi adiada para o dia 16 de agosto, às 14h. O local também mudou: será na sede da Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Limeira (Atapil), localizada na Avenida Cônego Manoel Alves, 1.111, Jardim São Paulo. A voluntária e assessora de investimentos, Daniele Cardoso, será a responsável por discorrer sobre o tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio local, momentos antes da palestra.

ARRUDA ELEGÍVEL
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques restabeleceu os direitos políticos do ex-governador do Distrito Federal (DF) José Roberto Arruda. Com a decisão, que é provisória, Arruda poderá se candidatar às eleições de outubro. Ele deve disputar uma cadeira de deputado federal pelo DF. A decisão do ministro foi motivada por um recurso da defesa para suspender as condenações proferidas contra o ex-governador por improbidade administrativa até decisão definitiva do STF, que está julgando a questão da constitucionalidade das alterações na Lei de Improbidade Administrativa. (ABr)

HIGIENE E LIMPEZA
O Sindicato Rural de Limeira e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP), em parceria com a Prefeitura de Iracemápolis, promovem gratuitamente o curso de Processamento Artesanal de Produtos de Higiene e Limpeza. É uma oportunidade de pessoas que têm interesse obterem economia com a compra de materiais que podem ser produzidos na própria casa, reduzindo os gastos em supermercados. Interessados devem fazer inscrição presencialmente na Coordenadoria de Cultura de Iracemápolis ou pelo telefone (19) 3456-1187, ou com Ricardo Poli pelo WhatsApp (19) 99814-1733.

APOIO A TEBET
O Podemos anunciou apoio à candidatura de Simone Tebet (MDB) à Presidência da República. Com a confirmação desse apoio, o MDB tem agora três partidos na aliança pela candidatura de Simone Tebet: o PSDB, o Cidadania e o Podemos. Antes de apoiar a emedebista, o Podemos flertou com a possibilidade de lançar um candidato próprio. Nomes de Sergio Moro, que deixou o partido pouco depois de sua filiação, do senador Álvaro Dias e do general Santos Cruz chegaram a ser considerados para uma candidatura própria. (ABr)

PARQUINHO ADAPTADO
A reestruturação da Praça do Jardim Olímpia, em frente a APAE de Cordeirópolis, inclui ambiente de recreação ao ar livre, com diferenciais para facilitar o uso pelos frequentadores. Nos próximos meses, a obra será finalizada com a instalação do gramado e reforma das vias para pedestres.Equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos prepara a área com os serviços de terraplenagem e a concretagem da base da plataforma que receberá os equipamentos. O projeto atende a proposta dos moradores e a direção da APAE.

REPRESENTAÇÕES NO TSE
O Partido Liberal (PL) entrou com sete representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o Partido dos Trabalhadores (PT) e o candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva. O PL é o partido do candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Nas representações, a legenda alega que Lula teria feito propaganda eleitoral irregular positiva e negativa em desfavor de Bolsonaro em sete eventos realizados recentemente em Brasília e em cidades do Nordeste.O PL também cita a prática de “discurso de ódio” após Bolsonaro ter sido chamado de “genocida e mentiroso” em um dos discursos. (ABr)

HORÁRIO SERÁ ESTUDADO
Por meio de indicação, o vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) propôs à Prefeitura de Limeira que amplie até às 17h a dispensação de medicamentos na farmácia do Ambulatório de Saúde Mental. Hoje o horário de funcionamento é até 15h30. “De acordo com os pacientes, muitos trabalham, saindo das empresas entre 16h30 e 17h, de modo que não conseguem retirar os medicamentos necessários ao controle de sua enfermidade no Ambulatório, haja vista que a farmácia fecha às 15h30”, justificou. A resposta da Prefeitura foi enviada em 26 de julho, quando informou que vai estudar a viabilidade técnica da proposta e, caso seja possível, viabilizar o atendimento da demanda. 

VIU ESSA?
“Que preconiza que o estado brasileiro deve incluir em seus planos pedagógico disciplinas destinadas à compreensão da importância do respeito à mulher e a seus direitos e ao manejo dos conflitos intrafamiliares. Acreditamos que a mudança de cultura precisa passar impreterivelmente pela educação”

Maria da Penha, mulher vítima de violência que deu nome à lei que completa 16 anos, em discurso virtual em evento no Congresso.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.