PM intensifica integração e patrulhamento na zona rural de Limeira

A Polícia Militar de Limeira, por meio da 1ª Cia., unidade comandada pelo capitão Herlon de Paula, intensificou a atuação da Patrulha Rural na área de sua abrangência. Além disso, cadastra moradores para aumentar a integração com a população que reside fora do perímetro urbano.

O sargento Alessandro explicou que, por meio da Patrulha Rural, diferentes atividades são possíveis para combater a criminalidade. “O programa de policiamento rural tem como objetivo a realização de bloqueios viários, saturação preventiva em locais com grande concentração de pessoas e averiguação de estabelecimentos comerciais”, descreveu.

Além do policiamento, há outra frente desenvolvida pela PM, que é o contato com representantes das comunidades rurais e ações para identificação e cadastro das propriedades. “A identificação e o cadastramento facilitam para quando houver necessidade de acionamento das viaturas, para que o policial saiba onde fica a propriedade ou comércio. Na 1ª Cia., também temos um grupo no WhatsApp e o morador é convidado a fazer parte. Quando alguém necessita de policiamento, ele pode encaminhar a geolocalização e o direcionamento é mais rápido. Também disponibilizamos informações úteis, como dicas de segurança”, descreveu. A integração também permite que a população encaminhe situações suspeitas aos PMs.

Outra ferramenta utilizada é a visita, dividida em duas modalidades: comunitária e solidária. No primeiro caso, é a do dia a dia do policial, a rotineira, quando o agente encontra com algum morador e verifica como está a questão de segurança. No segundo caso, é para situações pós-crime, quando os policiais visitam as vítimas para identificar os desdobramentos e verificar se há necessidade de ações sequentes. “Com isso, espera-se prevenir e diminuir ainda mais a incidência de delitos penais na área rural e estimular a integração entre a comunidade rural e a Polícia Militar, para, assim, desenvolver ações de alta ostensividade e de repressão criminal, além de aumentar a percepção de segurança no campo”, finalizou.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.