O início da restrição da circulação noturna em todo o Estado de São Paulo, que funciona das 23h às 5h desde a noite desta sexta-feira, vem acompanhado de uma autorização especial concedida pelo governador João Doria (PSDB) à Polícia Militar.

De acordo com decreto publicado na última quinta-feira no Diário Oficial do Estado, a PM está autorizada a dispersar quaisquer aglomerações sempre que constatar reunião de pessoas que seja capaz de aumentar a disseminação da Covid-19.

O mesmo decreto dá atribuições de fiscalização à Secretaria de Estado da Saúde e à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que também vão atuar em força-tarefa, principalmente nos fins de semana, para combater especialmente as festas clandestinas, eventos considerados de alto potencial de contágio.

Em Limeira, a PM já participa de ações conjuntas com a Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e setor de fiscalização da Prefeitura para desmantelar festas ilegais, tudo sob acompanhamento do Ministério Público (MP). O trabalho segue de forma reforçada nas próximas semanas.

Até o próximo dia 14 de março, a circulação das pessoas está restrita das 23h às 5h. Deslocamentos considerados essenciais, como a volta do trabalho, ida a hospitais, farmácias e postos de combustível, são permitidos. A fiscalização, portanto, será centrada em aglomerações. Segundo Doria, é um toque de restrição, e não lockdown, já que estabelecimentos essenciais poderão funcionar normalmente durante o período.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.