Para atender crescimento de Limeira, estudo prevê novo ponto de captação de água

Para ampliar a produção e distribuição de água em Limeira, estudo mostra a necessidade de implementar uma nova captação no sistema de abastecimento público. O local apontado é o reservatório existente na Pequena Central Hidrelétrica Salto do Lobo, que já é considerada um “seguro” nos períodos de maior estiagem.

A sugestão consta em estudo feito pela empresa de consultoria Arcadis à BRK Ambiental. Ele forma anexo que, por meio de decreto assinado na última semana pelo prefeito Mario Botion, passou a integrar o Plano Municipal de Saneamento Básico de Limeira.

O estudo é um amplo diagnóstico sobre o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. As intervenções propostas foram definidas considerando o atendimento das demandas de água calculadas para 2040.

A alternativa apontada estabelece que 50% da vazão demandada seja atendida pela nova captação e a outra metade no Rio Jaguari, principal fonte do abastecimento público de Limeira. Para o sistema de adução de água bruta, será necessária a implantação de cerca de 1.100 m de adutora DN 700 em paralelo às linhas já existentes.

A Salto do Lobo já é usada pela BRK, mas apenas nas crises hídricas. Isso ocorreu, por exemplo, em setembro de 2021 e no período crítico entre 2014 e 2015. Hoje, ela é considerada uma reserva a ser utilizada em último caso.

A nova adutora passaria a integrar o sistema de captação da região do Ribeirão do Pinhal, que é, atualmente, a principal fonte alternativa ao Jaguari. A tubulação ligaria a água do Salto do Lobo à estação elevatória São Lucas, em direção à estação de tratamento.

O projeto de ampliação da ETA Limeira está em elaboração pela Hidrosan Engenharia. A capacidade será ampliada para possibilitar o de tratamento de até 1.200 litros por segundo, incluindo também a adequação do sistema de tratamento de lodo para a vazão máxima projetada. Com a medida, a estação, no futuro, terá condições de fazer seu trabalho com paradas operacionais, num total de 21 horas de funcionamento por dia.

Tanto os projetos da nova captação de água quanto a ampliação da ETA Limeira constam como investimentos a curto prazo, no período que vai de 2021 a 2025.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.