Oscar 2024: Um ano fácil de assistir aos campeões de indicações

Por Farid Zaine
@farid.cultura

1 – O Campeão de indicações do ano, “Oppenheimer”, é realmente um dos melhores filmes do ano, e vem muito forte para levar a estatueta de Melhor Filme. O drama contado por Christopher Nolan, também fortíssimo candidato a melhor diretor, já ganhou notoriedade até por ser um campeão de bilheteria, o que não é comum para um filme biográfico com um assunto tão delicado. O fenômeno causado pelo lançamento simultâneo com um filme completamente diferente, “Barbie”, que gerou o termo “Barbenheimer”, levou multidões aos cinemas para ver a obra de Greta Gerwig sobre a boneca mais famosa do mundo, ao mesmo tempo em que as pessoas também quiseram ver a história do homem que criou a bomba atômica. “Oppenheimer” obteve 13 indicações, está disponível no streaming para compra ou aluguel e volta aos cinemas após o record de indicações no ano.

2- Depois de “Oppenheimer”, o mais indicado foi “Pobres Criaturas” (Poor Things), do aclamado diretor grego Yorgos Lanthimos, diretor de “A Favorita”, que deu o Oscar 2019 de Melhor Atriz para Olivia Colman, quando se esperava que finalmente a estatueta fosse para Glenn Close, eterna indicada e nunca premiada. “Pobres Criaturas” recebeu 11 indicações e tem sido presença constante em todas as premiações do ano. Emma Stone vem forte como Melhor Atriz. Ela já venceu por “La La Land”, é uma atriz excepcional, mas tem uma concorrente de fortíssimo apelo, Lily Gladstone, espetacular em “Assassinos da Lua das Flores”. “Pobres Criaturas” chega aos cinemas brasileiros no dia 1º de fevereiro.

3- “Assassinos da Lua das Flores”, apesar de suas 10 indicações, chega mais enfraquecido ao Oscar 2024. O grande filme de Martin Scorsese pode converter poucas de suas indicações em prêmios, mas continua sendo um dos melhores filmes do ano e um dos melhores do grande mestre Scorsese, agora o diretor campeão de indicações,10, batendo Steven Spielberg, que tem 9. Surpreendente foi a Academia esnobar Leonardo DiCaprio, que tem nesse filme uma interpretação espetacular e era nome dado como certo entre os indicados a Melhor Ator. Lily Gladstone, a primeira atriz de origem indígena a ser indicada, é a grande favorita como Melhor Atriz. Por enquanto, as apostas apontam para ela. “Assassinos da Lua das Flores” está disponível no Apple+.

4- Sobre o blockbuster “Barbie”, de Greta Gerwig, esperava-se a indicação dela como Melhor Diretora, assim como Margot Robbie como Melhor Atriz. O filme foi indicado ao prêmio principal, mas a diretora e sua atriz principal ficaram de fora, para espanto de Ryan Gosling, indicado a Melhor Coadjuvante, que protestou contra o resultado. “Barbie” teve duas canções indicadas ao Oscar da categoria Melhor Canção Original dentre suas 8 indicações. Assim como “Oppenheimer”, “Barbie” volta aos cinemas por ocasião das indicações, mas pode ser visto na HBO Max.

5- Logo atrás de “Barbie”, vem “Maestro”, de Bradley Cooper, sobre a vida do Maestro Leonard Bernstein, com 7 indicações. Cooper conseguiu uma indicação a Melhor Ator, mas ficou de fora da categoria de direção. Sua parceira no filme, a excelente Carey Mulligan, intérprete de Felicia, esposa de Bernstein, foi merecidamente indicada a Melhor Atriz. “Maestro” pode ser visto na Netflix.

6- O filme de Alexander Payne, “Os Rejeitados”, o francês “Anatomia de Uma Queda” e o britânico “Zona de Interesse” receberam 5 indicações cada um. “Os Rejeitados”, que tem em Paul Giamatti sua melhor chance de premiação para o filme, como melhor ator, está em cartaz nos cinemas, assim como o magnífico “Anatomia de Uma Queda”, que tem sido aclamado em todo o mundo como um dos melhores filmes do ano, o que é verdade. Já “Zona de Interesse”, provável vencedor como “Melhor Filme Internacional”, terá seu lançamento nos cinemas no Brasil no dia 15 de fevereiro.

7- “Napoleão”, o épico de Ridley Scott, acabou apenas com três indicações técnicas (efeitos especiais, direção de arte e figurino). Não se esperava uma indicação a Joaquin Phoenix por sua interpretação muito contida do gênio militar, mas Vanessa Kirby, como Josefine, a paixão de Napoleão, deveria estar indicada a Melhor Atriz Coadjuvante. “Napoleão” está na Apple+, on demand.

8- Outras indicações importantes podem ser conferidas no streaming, como as de Annette Bening e Jodie Foster, como melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, respectivamente, em “Nyad”, disponível na Netflix. A excelente performance de Colman Domingo em “Rustin”, também pode ser avaliada na Netflix. Colman está indicado a Melhor ator.

Como se pode ver, 2024 está sendo um ano favorável a que se assista à maioria dos filmes indicados antes da noite da entrega do Oscar, marcada para 10 de março. Até lá, movimenta-se freneticamente o mundo do cinema em torno do seu mais fascinante e cobiçado prêmio.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.