OSCAR 2024: o fascínio continua

por Farid Zaine
@farid.cultura

Um ano de bons filmes, retorno das grandes bilheterias, Academia mais atenta à diversidade e ao politicamente correto, tudo isso aumenta a já costumeira expectativa em torno da mais fascinante noite do cinema, a da entrega do Oscar. Neste domingo, 10 de março de 2024, não haverá transmissão pela TV aberta no Brasil, mas os interessados poderão acompanhar a cerimônia pelo canal TNT ou pelo streaming, através do Max, antigo HBO Max, já a partir das 19h com o tradicional “Tapete Vermelho”, seu indefectível desfile de modas e apresentadores disputando estrelas para entrevistas.

Vejamos uma análise dos indicados e possíveis vencedores:

American Fiction : Uma original e interessante comédia dramática, com excelente roteiro adaptado, interpretações magníficas de Jeffrey Wrigth e Sterling K. Brown. Indicado em 5 categorias, deve levar o OSCAR de MELHOR ROTEIRO ADAPTADO.

Anatomia de uma Queda – Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o longa de Justine Triet é um “filme de tribunal” atual e envolvente, com primorosa edição e atuação espetacular de Sandra Hüller. Com 5 indicações, deve vencer como MELHOR ROTEIRO ORIGINAL.

Barbie – O maior fenômeno de bilheteria de 2023, e um dos maiores de todos os tempos, colocou a diretora Greta Gerwig no patamar do mais disputados diretores da atualidade. Margot Robbie (esnobada pelo Oscar) e Ryan Gosling deram vida a uma dupla muito, muito conhecida, a boneca Barbie e Ken. Com 8 indicações, mas em 7 categorias, porque tem duas canções indicadas, “Barbie” deve sair da premiação com o Oscar de MELHOR CANÇÃO ORIGINAL para “What I Was Made For”, de Billie Eilish.

Os Rejeitados – Indicado em 5 categorias, deve vencer como MELHOR ATRIZ COADJUVANTE para Da´Vine Joy Randolph, uma unanimidade nesta edição do Oscar. Paul Giamatti, elogiadíssimo no papel de um professor, é o único capaz de derrotar o favorito Cillian Murphy (Oppenheimer), para dar mais uma estatueta para “Os Rejeitados”, no caso a de melhor ator.

Assassinos da Lua das Flores – O maravilhoso filme de Martin Scorsese, agora o segundo diretor mais indicado, passando Spielberg (o primeiro é William Wyler), tem na atriz Lily Gladstone a maior chance de vencer em uma de suas 10 indicações. Portanto, deve levar o Oscar de MELHOR ATRIZ para Lily Gladstone, a menos que ela perca para uma fortíssima concorrente, a já premiada por “La La Land”, Emma Stone, brilhante em “Pobres Criaturas”.

Maestro – Um belo filme concebido e interpretado por Bradley Cooper sobre a vida do compositor Leonard Bernstein. Cooper tem como parceira a maravilhosa Carey Mulligan, no papel da esposa do maestro. Com 7 indicações, “Maestro” deve levar 1 Oscar, o de MELHOR MAQUIAGEM E CABELOS.

Oppenheimer – A história do físico J.R.Oppenheimer, um dos responsáveis pela criação da bomba atômica, já figura como um dos melhores filmes dos últimos anos. Recordista de indicações nesta edição do Oscar, com 13, deve ter suas qualidades reconhecidas na principal noite do cinema, vencendo em 8 categorias: Melhor Filme, Melhor Direção (Christopher Nolan), Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr), Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som (só perde nessa categoria para “Zona de Interesse”) e Melhor Edição.

Vidas Passadas – O drama da diretora Celine Song, de origem coreana, é um filme encantador e delicado, com bela fotografia e roteiro muito bem construído, mas não deve levar nada.

Pobres Criaturas – O segundo filme com mais indicações do ano, com 11, tem a força do diretor de origem grega Yorgos Lanthimos (de “A Favorita”) e sua costumeira ousadia. Emma Stone dá show como Bella Baxter, um tipo de Frankenstein feminino, numa história original e concebida com visual diferente e perturbador. Deve vencer como MELHOR DIREÇÃO DE ARTE E MELHOR FIGURINO.

Zona de Interesse – Trabalho magnífico do diretor Jonathan Glazer, Grande Prêmio do Júri em Cannes, o filme britânico que traz uma visão pouco comum sobre o holocausto, recebeu 5 indicações, entre elas as de melhor filme do ano, melhor direção e melhor filme internacional. O som é excepcional, e é o único filme que pode derrotar “Oppenheimer” nessa categoria. Vai levar o Oscar de MELHOR FILME INTERNACIONAL.

E ainda podemos completar com palpites em outras categorias, como:

MELHOR DOCUMENTÁRIO DE LONGA METRAGEM – O dramático e necessário “20 Dias em Mariupol”, sobre a invasão russa na Ucrânia.

MELHOR ANIMAÇÃO – “Homem Aranha – Através do Aranhaverso”, animação espetacular que só pode perder para o japonês “O Menino e a Garça”.

MELHORES EFEITOS VISUAIS: Categoria muito disputada nesta edição, com mais chances para “Godzilla Minus One”, seguido de perto por “Resistência” (The Creator).

Melhor Documentário em Curta-Metragem: The ABCs of Book Banning

Melhor Curta-Metragem: A Incrível História de Henry Sugar

Melhor Curta de Animação: War is Over! (inspirado pela música de John e Yoko)

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.