Morre Antonio Carlos Mendes Thame, ex-prefeito de Piracicaba

Morreu na manhã desta quinta-feira (28/04) Antonio Carlos Mendes Thame, ex-prefeito de Piracicaba. Ele tinha 75 anos e uma extensa trajetória política – foi deputado federal por vários mandatos em Brasília e também secretário de Estado. O corpo é velado na Câmara Municipal de Piracicaba e o sepultamento será nesta sexta-feira (29/04), às 9h30, no Cemitério Saudade.

Thame deixa a esposa, Nancy Ferruzzi Thame, e a filha Sofia Ferruzzi Thame. O município decretará luto oficial de três dias.

Mendes Thame integrou, por muitas décadas, o PSDB, partido do qual foi um dos fundadores, mas nos últimos anos estava filiado ao PV. Ele governou Piracicaba entre os anos de 1993 e 1996. Como deputado federal, tinha atuação em toda a região.

Nascido em 13 de junho de 1946, Thame foi deputado constituinte. Licenciou-se do mandato de Deputado Federal na Legislatura 1999-2003 para assumir o cargo de Secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, de 28 de julho de 1999 a 24 de janeiro de 2002. Depois, voltou a conquistar uma cadeira em Brasília. Exerceu o cargo de deputado federal até 2018, não se reelegendo para a legislatura seguinte.

Como prefeito de Piracicaba, implantou os Clubins, que ofereciam atividades para crianças no contraturno escolar e atendiam mais de 5.000 crianças; ampliou o número de vagas para crianças nas escolas e asfaltou diversos bairros, segundo a Prefeitura.

Dentre as atividades parlamentares, estão a participação da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988); autoria do projeto que criou o Microempreendedor Individual (MEI) e autor da emenda que permitiu o aumento de etanol na gasolina, beneficiando o meio ambiente e setor sucroalcooleiro. Foi coordenador da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural; Presidente do Comitê Executivo, Capítulo Brasileiro, do Global Organization Of Parliamentarians Against Corruption (GOPAC), além de participar de diferentes comissões parlamentares.

Luto em Iracemápolis

A Prefeitura de Iracemápolis publicou decreto de luto oficial por dois dias devido ao falecimento de Mendes Thame. Conforme o decreto, em sua vida pública, Thame sempre atuou com excelência em prol do município de Iracemápolis. “A prefeita Nelita Michel e o vice-prefeito Chicão Rosseti, externam seus mais sinceros sentimentos de pesar aos familiares e amigos de Thame”, diz a nota.

O vereador Claudinho Cosenza (PSDB) também manifestou pesar. “É com muita tristeza que a recebi a notícia do falecimento do amigo e ex-deputado Antonio Carlos Mendes Thame. Em todos os seu seis mandatos, sempre muito participativo e ativo nas questões ligadas a nossa região. Em especial em Iracemápolis, onde por muitas eleições foi o deputado mais votado em nossa cidade. Thame deixa um legado de enorme contribuições ao desenvolvimento social. Com muito pesar, deixo meus sentimentos à família e amigos por esta grande perda para nossa região e todo Brasil”.

Com informações da Prefeitura de Piracicaba

Atualizado em 28/04/22 às 15h02 para inclusão de informações sobre sepultamento e notas de pesar

Foto: Câmara dos Deputados

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.