Moradores de Artur Nogueira estão há dias sem água; Prefeitura cita alto consumo pelo calor

Moradores de alguns bairros de Artur Nogueira (SP), como Bela Vista II e imediações, relatam que ficaram pelo menos três dias consecutivos sem água. Os moradores informaram à reportagem do Diário de Justiça que já fizeram diversos contatos pelos canais oficiais do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), mas não conseguem resposta sobre o desabastecimento e nem previsão de retorno do serviço. Os moradores afirmam que estão indignados com o ocorrido e falta de transparência do Município.

Em nota, por meio da assessoria de imprensa, o Saean informou que, “devido ao calor intenso, o consumo de água está maior do que a capacidade de tratamento e reservação. A autarquia pede a compreensão da população para utilizar a água de forma consciente. A economia de todos é essencial para que os imóveis nas partes altas e mais afastadas dos reservatórios não sofram queda na pressão e/ou falta de água”.

Novamente questionado sobre previsão de restabelecimento, o serviço enviou a seguinte nota:

“Com a finalidade de responder a população sobre a falta de água ocorrida na última semana, informamos a V. Sª, bem como ao consumidor, que o abastecimento se deu prejudicado devido a altas temperaturas que aumentaram o consumo de água, bem como manutenções necessárias e emergenciais causadas por problemas de panes elétricas e queima de equipamentos.

O fato trouxe diversos problemas ocasionando a falta de água, queima de sensores, bombas de captação, entre outros. O problema de manutenção não dependia somente da equipe da Autarquia, mas também do apoio de terceiros para reparos nas redes elétricas, aumentando o tempo do conserto. Estamos trabalhando em conjunto e sempre em prol do bem estar de nossa população.

O SAEAN tem promovido inúmeros investimentos antecipando as necessidades nogueirenses. Com isto demanda tempo e um pouco de espera, sabemos que os transtornos são momentâneos, mas os benefícios serão para sempre. Contamos sempre com o apoio da população e sua conscientização, promovendo a igualdade de água para todos. Sempre orientamos para o uso consciente e correto da água e dos seus mananciais, com algumas orientações. Para que não falte água no futuro, é essencial que algumas atitudes conscientes sejam colocadas em prática”. Também listou algumas orientações:

  • evitar o desperdício de água ao tomar banho, lavar louça e escovar os dentes, etc;
  • ficar atento quanto aos vazamentos internos;
  • trocar a mangueira pela vassoura para a limpeza de áreas externas;
  • não jogar lixo em rios, lagos e praias;
  • praticar e incentivar o consumo sustentável;
    Estas são ações simples e que fazem parte da rotina das pessoas, mas que se deixarem de ser praticadas, causam prejuízos ao meio ambiente. Contamos com a ajuda de todos e colocamo-nos a disposição para qualquer eventualidade.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.