BRK se prepara para Outono com temperaturas mais elevadas que a média em Limeira

A estação mais quente do ano se despediu neste dia 20 de março, mais precisamente à 00h06, e abriu caminho para a chegada do Outono, o período de transição entre os meses de calor e de frio mais característicos. A estação que inicia um processo de renovação da vegetação tem menos folhagens verdes e um cenário mais rústico, além de uma diminuição característica do volume de chuvas em relação ao Verão. Outro dado relevante é que as temperaturas neste ano tendem a ser ligeiramente acima da média para o período, conforme informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em Limeira, o Outono começa com os mananciais em condições normais para o abastecimento do município. O rio Jaguari opera com vazão de 20 metros cúbicos por segundo, acima do mínimo necessário de 1 metro cúbico por segundo, enquanto o ribeirão do Pinhal está com 73% de sua capacidade. O mínimo para sua operação é de 60%.

“Os níveis dos mananciais que abastecem Limeira encontram-se em condição de normalidade para o início dessa estação, contudo é importante destacar a importância do consumo consciente em qualquer estação do ano”, destaca Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município

Diante do cenário de menos chuvas e temperaturas ligeiramente mais altas, a concessionária mantém ativa a campanha “Jogando Junto pela Água”, que possui um site próprio (www.jogandojuntopelaagua.com.br), no qual são feitas atualizações semanais das condições dos mananciais e mensais sobre o volume de chuvas registrado na cidade. Além disso, nele há uma série de dicas sobre como desenvolver hábitos de consumo consciente da água tratada.

Trocas de redes e busca por vazamentos invisíveis

Paralelamente, a BRK desenvolve outras ações que visam preservar a água tratada e reduzir o volume de perdas na rede de distribuição. Entre essas ações estão investimentos em trocas de tubulações antigas por mais modernas, que oferecem menor risco de rompimentos e maior durabilidade, e um programa constante de busca por vazamentos invisíveis, chamado de caça vazamentos.

Somente em 2023 foram localizados e reparados 344 vazamentos, que sequer haviam aflorado à superfície. Para isso, equipes da concessionária realizam ações de hasteamento, com equipamentos tecnológicos, procurando por eventuais redes e ramais com vazamentos.

“Todo um trabalho é desenvolvido ao longo do ano pensando não somente nos meses em que há menor incidência de chuvas, como os períodos de Outono e Inverno, mas na busca diária por melhorias, que não apenas reforçam a segurança operacional, mas também demonstram a preocupação com a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente”, afirma Makino.

Foto: Divulgação/BRK

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.