Limeira gasta R$ 7,2 milhões por ano com despesas de responsabilidade do Estado

A Prefeitura de Limeira possui, atualmente, um gasto aproximado de R$ 600 mil por mês com pagamento de serviços que são de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo. No ano, o custo alcança R$ 7,2 milhões.

“É uma lógica perversa, pois usamos recursos no nosso próprio orçamento para atender demandas que são de competência estadual”, disse o prefeito Mario Botion. A informação foi divulgada na última sexta-feira durante a visita do deputado federal Kim Kataguiri (DEM), deputado estadual Arthur do Val, o “Mamãe Falei”, e o vereador de São Paulo, Rubinho Nunes, no Edifício Prada.

Os três visitaram Limeira para apresentar o projeto “Locomotiva São Paulo”, conjunto de medidas que tratam da recuperação da economia, do auxílio na vacinação, da austeridade fiscal, e ainda, da revisão do Pacto Federativo. Vereadores de Limeira, Betinho Neves (PV) e Everton Ferreira (PSD) acompanharam a visita.

Botion diz que propostas de mudança no Pacto Federativo, com a distribuição mais equilibrada de recursos entre União, estados e municípios, são sempre bem-vindas. Foi neste contexto que ele se queixou das despesas de responsabilidade do Estado e que são arcadas pelo Município, principalmente com aluguéis de imóveis para abrigar serviços estaduais.

Kim Kataguiri, que já morou na cidade quando estudava no Colégio Técnico de Limeira (Cotil/Unicamp) entre 2011 e 2013, defendeu que os municípios deveriam ser ressarcidos pelas despesas assumidas com essa finalidade. Já Arthur do Val defendeu maior equidade na divisão de recursos advindos da arrecadação de impostos. “A questão mais urgente de todos os municípios do Estado de São Paulo é a revisão do Pacto Federativo”, afirmou.

Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

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