Limeira é apenas a 610ª em ranking de doses aplicadas; 71% do que chegou foi utilizado

O Governo de São Paulo disponibilizou, nesta sexta-feira, um novo ranking de cidades referente à vacinação, desta vez, das que mais aplicaram doses do total de vacinas distribuídas no Estado contra a Covid-19. E, assim como na tabela relacionada à percentual de população vacinada, Limeira ocupa posição modesta.

Nesse novo ranking, Limeira aparece em 610º lugar entre os 644 municípios paulistas. A tabela do Estado indica que a cidade recebeu 47.866 doses, sendo que 34.418 foram aplicadas, o que corresponde a 71,90% do que foi enviado.

Americana aparece um pouco melhor posicionada, em 602% lugar, com 73,14% já aplicado. Cordeirópolis ocupa a posição de número 570, com 75,8% distribuído. Em Piracicaba, o índice está em 83,93%, o que deixa a cidade em 413º lugar. Iracemápolis está em 353º lugar na tabela, com 86% das doses utilizadas. Já Rio Claro utilizou 88,5% das doses que recebeu. Mogi Mirim aparece com 88,6% (266º lugar). Engenheiro Coelho aplicou 91,2% do que chegou.

A ferramenta digital permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados e está disponível no site do Vacinômetro do Governo de São Paulo (www.vacinaja.sp.gov.br/vacinometro), no botão “Ranking de Aplicação das Doses Distribuídas”.

As informações são atualizadas diariamente, com base nos números alimentados pelos municípios. Apenas a cidade de Serrana foi excluída deste ranking devido a um projeto-piloto especial em andamento na cidade.

Como explicado em nota técnica, as primeiras cidades do ranking têm percentual de doses aplicadas superior ao número de vacinas distribuídas. A variação tem relação com o aproveitamento dos frascos do imunizante. No início da campanha, o frasco da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, armazenava quantidade pouco maior ao do recipiente usado atualmente.

O Instituto Butantan identificou que, em vez das 10 doses previstas aprovadas na autorização de uso emergencial emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e na bula, do frasco anterior poderiam ser aspiradas 11 ou 12 doses, situação que foi detectada em 92,8% dos lotes. Por isso, o número de doses aplicadas por alguns municípios é maior ao de vacinas distribuídas, levando em conta a média de 10 doses aspiradas por frasco.

Veja abaixo as 10 primeiras cidades que mais doses aplicaram sobre o total de vacinas distribuídas:

1 – Santa Cruz da Conceição
2 – Flora Rica
3 – Pedrinhas Paulista
4 – Ribeirão dos Índios
5 – Mesópolis
6 – Piquerobi
7 – Ouroeste
8 – Cruzalia
9 – Ribeirão Bonito
10 – Duartina

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.