Golpe no WhatsApp para roubar conta e extorquir contatos está cada vez mais frequente

Os criminosos se aproveitam do medo ou ambição das pessoas para roubarem sua conta, e, apesar do golpe ser conhecido, as táticas se atualizam levando mais pessoas ao prejuízo, seja por perder seus contatos, por ficar sem comunicação no aplicativo mensageiro ou por ter seu nome usado para pedir dinheiro a família e amigos. Por isso enumerei 4 dicas para você se atentar e não cair no golpe do WhatsApp:

Não passe esse código recebido no SMS para ninguém!
Criminosos podem entrar em contato por telefone ou redes sociais dizendo ser de algum site que você realizou compra recentemente, alegando existir problema na sua compra e requisitando esse código.
Também podem alegar se tratar de cupom de desconto ou sorteio. Não caia nessa! Lembre-se que as empresas nunca pedem o código do WhatsApp.

Coloque a verificação em duas etapas
Isso protege sua conta com um PIN (senha) criado por você. Para colocar abra o whatsapp, clique nos 3 pontinhos, configurações, conta, confirmação em duas etapas.

Não faça transferência de valores
Se alguém te pedir para transferir um valor pelo WhatsApp alegando que te pagará em breve desconfie que não seja a pessoa que você conhece atrás da tela. Ligue para FALAR com ela, e se não for, avise seus amigos em comum.
Criminosos tem preferido usar o PIX porquê a transferência é feita em segundos e criptografada.

Repare nos erros de português
Uma empresa nunca comete erros de digitação, portanto, desconfie quando a mensagem tiver erros na grafia ou de pontuação.

Mas se você perder sua conta…
As mensagens são criptografadas, isso significa que o criminoso não terá acesso às suas conversas e mídias anteriores.

Para recuperar sua conta entre no WhatsApp com seu número de telefone e confirme-o com o código de seis dígitos que você receberá por SMS. Assim que você inserir o código de seis dígitos recebido por SMS, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente. Também pode ser necessário informar um código de confirmação de duas etapas.

Se você não souber esse código é possível que a pessoa que está usando sua conta tenha ativado a confirmação em duas etapas. Neste caso, você precisará aguardar sete dias para poder acessar sua conta sem o código de confirmação em duas etapas, mas a pessoa será desconectada assim que você inserir o código de seis dígitos recebidos por SMS.

Bárbara Breda Faber é pós-graduanda em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Direito pela PUC Campinas. Membro das Comissões de Direito de Família e Direito Digital da 35° Subseção da OAB Limeira/SP. Advogada associada ao escritório Campos e Faber Advogados Associados. E-mail: barbara@camposefaber.adv.br

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.