Fábrica de Inovação de Limeira lança 14 cursos profissionalizantes

Com o objetivo de identificar potenciais talentos, a Fábrica de Inovação (FDI) de Limeira preparou 14 cursos profissionalizantes que serão oferecidos ao longo de 2023. A iniciativa, feita em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, será conduzida por profissionais e proprietários de empresas associadas à FDI.

Os cursos foram formatados em 4 eixos que se complementam: Aprimoramento Pessoal (que inclui a capacitação “O Mercado de TI”, pré-requisito para os demais cursos); Suporte e Help Desk (atendimento); Mídias Sociais e Desenvolvimento de Sistemas.

 A proposta é que os cursos sejam conduzidos pelos empresários, para que haja o contato direto com o interessado em trabalhar na área, ou por colaboradores das empresas associadas à FDI, que podem ser voluntários.

Os cursos rápidos da FDI terão duração de 8 horas (duas a cada encontro) e são 100% práticos com instruções em sala de aula e laboratório. A inscrição custará R$ 99, com possibilidade de bolsas, empresas e pessoas anjo, além de patrocínios e apoios.

Os pré-requisitos são idade de 16 anos ou mais e ensino médio (completo ou em curso). Não é preciso conhecimento prévio sobre o tema. “Os cursos têm o objetivo de despertar o encantamento. O aluno vai saber exatamente o que fazer para, depois, ter uma formação aprofundada na área”, diz Fernando Bryan Frizzarin, diretor do Centro de Memória de Inovação da Fábrica de Inovação (FDI).

Os eixos foram mapeados com base na demanda do mercado de Tecnologia da Informação (TI), conforme explica Frizzarin. “A necessidade vai muito além do programador. Hoje, são mais de 25 profissões diferentes dentro da área de TI”, cita. Todos podem participar, seja quem busca seu primeiro emprego, quer mudar de área em qualquer fase da vida ou retornar ao mercado de trabalho. Mulheres são bem-vindas: é baixa a presença feminina na área de TI e a capacitação é uma oportunidade de mudar esta realidade.

O lançamento dos cursos cumpre a missão da Fábrica de Inovação, que é unir os atores da sociedade e movimentar a chamada tríplice hélice, norte da entidade: “As capacitações ocorrerão em estrutura cedida pela Prefeitura de Limeira, com a FDI estimulando o segmento econômico, por meio dos empresários, a atuar como multiplicador de conhecimentos, unindo, assim, poder público, empresas e academia”, completa Frizzarin.

As aulas acontecerão no 1º andar do Pátio Office, na Rua Tiradentes, 1.366, Centro, onde fica a sede da Fábrica. Mais informações e contatos sobre inscrições serão disponibilizados no site https://fabricadeinovacao.org.br.

Cursos oferecidos pela Fábrica de Inovação de Limeira

O Mercado de TI: Pré-requisito para os demais cursos; áreas de atuação; como é trabalhar na área; O currículo e hard skills necessários; Como se preparar.

Excel: O ambiente e o funcionamento geral; Fórmulas matemáticas e fórmulas de pesquisa e referência; Classificação, filtros e dados; Tabelas dinâmicas e gráficos.

Assistente Comercial TI: Mercado e nicho; Público alvo e persona; Funil de vendas; Prospecção inboud e outbound; Pitch; Compra organizacional; As necessidades e dores dos clientes; Produto ou antídoto; Necessidade x Produtos x Recursos x Benefícios; Performance.

Gestão e Comercialização com APP de Mensagens: WhatsApp e Telegram; Pagamento e Catálogo de vendas; Grupos e canais de transmissão; Chat bots, integração e software de gestão externa.

Gestão de Mídias Sociais: As mídias sociais; Estratégias de gestão; Métricas e canais; O que publicar, projeto e calendário editorial.

Lógica de Programação: Lógica de programação; Prática em linguagem C.

Java: Netbeans; Estruturas da linguagem; Interface gráfica.

HTML/CSS: Páginas web – HTML; Tabelas e formatação – CSS; CSS e formulários.

Arduino: O Arduino e o ambiente; Luzes, comunicação e botão; Sensores; Acionamento de equipamentos.

PHP: Estrutura geral de código e comandos básicos; Estruturas de seleção e repetição; Formulários.

Desenvolvimento de APP: O ambiente e o mercado; MIT App Inventor; Desenvolvimento de um app. É necessário ter celular com sistema operacional Android 8.1 mínimo.

Javascript: Conceitos; Estruturas de seleção e repetição; Funções.

Redes: Ambiente de redes; Cabeamento; Equipamentos e WiFi; Segurança.

Linux/Shell: Linux; Comandos básicos; Shell Scripting; Automação com shell.

Fonte: FDI de Limeira
Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.