Em Limeira, 14 aguardam apadrinhamento afetivo

O programa “Apadrinhamento Afetivo” é realizado desde 2016 por meio de uma parceria entre a Vara da Infância e Juventude de Limeira, Promotoria de Justiça e instituições de acolhimento. Atualmente, 14 crianças e adolescentes aguardam o apadrinhamento.  

O projeto tem como objetivo aproximar pré-adolescentes e adolescentes, com poucas perspectivas de adoção ou retorno para a família, do convívio familiar e comunitário. O Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) também apoia a iniciativa. “A medida não concede a guarda dos jovens aos padrinhos, mas permite que eles vivenciem o afeto e o cuidado de pessoas que serão referência em suas vidas”, explica a assistente social Michele Bombarda, que atua na Aldeias Infantis SOS Brasil.

A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, reforça que o programa é fundamental para a vida dos adolescentes. “O apadrinhamento afetivo fortalece vínculos sociais, familiares e comunitários, além de contribuir para o desenvolvimento da cidadania plena”, afirmou.

Segundo dados do programa, atualmente há 95 crianças e adolescentes acolhidos em duas organizações do município: Aldeias Infantis e Casa da Criança Santa Terezinha. Destas, 14 aguardam o apadrinhamento afetivo. “Podem ser padrinhos ou madrinhas pessoas maiores de 18 anos e que tenham principalmente tempo para se dedicar e oferecer muito amor para estes adolescentes”, disse Michele.

O projeto realizou, nesta quinta-feira (09/02), um jantar com a participação de padrinhos afetivos e pessoas que já estão habilitadas para participar do programa. O evento teve como objetivo parabenizar as famílias que dedicam afeto e carinho aos adolescentes, além de divulgar as ações do apadrinhamento afetivo.

Mais informações sobre o trabalho pelo e-mail pjinfancialimeira@mpsp.mp.br ou nos telefones 3441-9823 e 2113-3068.

Fonte: Prefeitura de Limeira
Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.