Em 7 meses, filas de cirurgias foram reduzidas em 65% em Limeira

Dados divulgados nesta quinta-feira (04/08) pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Limeira mostram uma redução nas filas da saúde pública local. Em sete meses, as filas de cirurgias caíram 64,9%; já as de exames, tiveram queda de 45,89%, e as de consultas, 27,7%.    

Desde setembro de 2021, a comissão monitora o trabalho da Prefeitura para diminuir a fila de consultas, exames e cirurgias que ficaram represados durante a pandemia em Limeira. O tema foi alvo de uma série de ações de fiscalização do colegiado, por meio de requerimentos, debates e diligências.

As informações foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e atualizadas até dia 8 de julho deste ano. A comissão comparou a planilha com os dados referentes a dezembro de 2021 e observou que a demanda represada por cirurgias passou de 3.122 para 1.093, a maior queda percentual entre os índices. Também houve diminuição nas filas de exames (de 11.251 para 6.087) e de consultas (de 8.006 para 5.786).   

O presidente da Comissão, Everton Ferreira (PSD), avaliou positivamente o trabalho da Prefeitura e destacou a contribuição dos parlamentares. “Houve uma preocupação por parte dos vereadores em relação à quantidade de pessoas nas filas e ao tempo de espera de consultas, de exames e de cirurgias e percebemos a necessidade de dialogar com a Prefeitura sobre as estratégias que seriam adotadas para ampliar os serviços e atender à demanda”, apontou o parlamentar, destacando que o aumento das filas foi agravado no período da pandemia, quando parte dos procedimentos eletivos ficaram interrompidos.

O vereador Marco Xavier (Cidadania) destacou as ações de fiscalização do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Ele citou que, desde setembro, os membros do colegiado pautam a gestão das filas nos serviços de saúde, cobrando a adoção de medidas para diminuição.

Foto: Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.