Dia da Mulher: Celebrar e lutar por mais direitos

Por Isabelly Carvalho

O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para homenagear as mulheres que fazem parte da nossa vida: por suas lutas e por suas vitórias; suas dores, seus amores, seus afetos. Momento de abraçar e presentear nossas companheiras, mães, irmãs, filhas, amigas, colegas. Sobretudo, é uma oportunidade de refletir em como podemos contribuir para que o mundo seja um lugar melhor para as mulheres.

As mulheres são diversas e, portanto, suas batalhas também o são. Como mulher trans, tenho consciência de que ainda há muito pelo que lutar, muito o que ser conquistado. As mulheres negras e indígenas também travam verdadeiras guerras em seu cotidiano para conseguirem viver e sobreviver em um país marcado pela desigualdade e pelo preconceito.

Nas últimas décadas, ocorreram grandes transformações na sociedade e as conquistas dos movimentos de mulheres por direitos certamente se destacam. Foram as muitas lutas travadas, principalmente desde os anos 70, que garantiram que hoje muitas de nós vivam de forma digna. Não se pode negar os avanços que ocorreram. O primeiro mandato do presidente Lula (2003-2006) foi marcado pelo compromisso em ouvir as demandas e reivindicações das mulheres. Foram realizadas conferências em todo o Brasil e as políticas públicas foram elaboradas a partir da participação popular.

Um grande feito que mostra o compromisso do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras com a vida das mulheres é a criação da Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006. Com todas as dificuldades que encontramos pelo caminho para de fato punir os agressores, muitas mulheres atualmente conseguem sair de relações violentas com apoio do Estado. O programa Bolsa Família é um exemplo de política pública que garante a autonomia financeira para que essas mulheres consigam ter tranquilidade para deixar agressores e sustentarem a si e seus filhos.

Foi também o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras que elegeu a primeira presidenta mulher do Brasil, a grande companheira Dilma Rousseff. A atual gestão do presidente Lula segue com o desafio de promover cada vez mais direitos de cidadania, saúde, educação, emprego e cultura, entre outros, para todas as mulheres.

Em Limeira, tivemos mulheres vereadoras pelo PT e atualmente cumpro com muito amor e responsabilidade o primeiro mandato de uma mulher trans na história da nossa cidade. Isso mostra que tivemos muitas vitórias no campo político. A legislação de cotas de representação de gênero vem avançando e atualmente garante ao menos que as candidaturas femininas tenham igualdade na distribuição de recursos públicos.

Na Câmara de Limeira, somos em seis vereadoras. Que nas próximas eleições possamos conquistar mais da metade das cadeiras disponíveis e sejamos pelo menos 11 parlamentares mulheres, representando a diversidade da nossa gente. Que mais mulheres LGBTQIA+, negras, mães, jovens e idosas possam se tornar legisladoras e contribuir para que as vitórias sejam cada vez maiores.

Feliz Dia Internacional das Mulheres para todas e todes nós!

Isabelly Carvalho é vereadora de Limeira pelo PT.

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.