Desde o ano da pandemia, 2,8 mil empresas deram baixa no cadastro da Prefeitura de Limeira

Os impactos do coronavírus a partir da decretação do estado de calamidade e a adoção de medidas restritivas, especialmente nos primeiros meses, para tentar frear o contágio da Covid-19, devem ser duradouros e alguns números dão indícios do quanto a pandemia afetou a economia de Limeira.

Ofício assinado pelo secretário municipal da Fazenda, José Aparecido Vidotti em 7 de julho e entregue neste mês ao gabinete do vereador Hélder do Táxi (MDB) revela que, em 2020, ano do início da pandemia, foram apuradas 1.941 inscrições mobiliárias com cadastro de baixa junto à Prefeitura.

Neste ano de 2021, com a pandemia e medidas de restrições ainda em andamento, já existem outras 947 baixas registradas no Cadastro Fiscal. Na soma, foram 2.888 baixas de empresas desde o ano passado.

A inscrição mobiliária, segundo a Receita Federal, é o número da inscrição do imóvel onde está instalado o estabelecimento da empresa, junto ao cadastro do Município. É também conhecido como a inscrição do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Conforme o DJ mostrou ontem (leia aqui), a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação está finalizando o projeto “Retoma Limeira”, previsto para ser lançado nos próximos dias. O objetivo é capacitar e qualificar pessoas para a inserção ou reinserção no mercado de trabalho, além de fomentar o empreendedorismo e estimular o turismo de negócios local.

Em Cordeirópolis, o Executivo lançou um auxílio para ajudar comerciantes que foram prejudicados com os efeitos da pandemia. Programa similar foi sugerido pelo vereador Elias Barbosa (PSC) à Prefeitura de Limeira.

Programa de estímulo da Prefeitura ajuda na recuperação local, diz Ciesp

O 1º vice-diretor do diretório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Limeira, Renato Laranjeira, confirmou que, devido a pandemia, muitas atividades foram prejudicadas e algumas até mesmo deixaram de existir. Assim, todas as medidas, na esfera municipal, estadual ou federal, são muito bem-vindas para retomar as atividades e a economia como um todo.

“O Ciesp Limeira vê este novo projeto da prefeitura [Retoma Limeira] de forma muito positiva, no sentido de ajudar na recuperação da economia local diante das dificuldades que as empresas enfrentam devido à pandemia. O momento ainda é delicado, portanto, é importante esta ação da prefeitura na busca de soluções para auxiliar as empresas”.

Foto: Rodrigo de Souza

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.