Contato direto da GCM de Limeira por WhatsApp salva idosa do próprio filho

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira tem um número de aplicativo de mensagens, WhatsApp, restrito às vítimas de violência doméstica atendidas pela Rede Elza Tank. São mais de 200 contatos neste celular e, um deles, acionou a GCM na manhã desta quarta-feira (27). Era uma idosa, de 61 anos, que enviou áudio de parte da discussão que ocorria com o filho que, mesmo impedido de se aproximar por ordem judicial, apareceu na residência da mulher (confira o vídeo no final da reportagem).

A GCM Camila contou que o aplicativo de mensagem é utilizado normalmente para acompanhamento da equipe. “Muitas tiram dúvidas por mensagem. Também nós sempre chamamos para perguntar se está tudo bem. Todas sempre são orientadas a acionar o 153 se estiverem em perigo. Este número, embora seja restrito a elas, é apenas para acompanhamento”.

Ao identificar a gravidade da situação em que se encontrava a idosa pelo áudio enviado, a GCM conta que foi imediatamente encaminhado à central, que deslocou a viatura mais próxima.

O homem, de 42 anos, tinha invadido a residência da mãe, que tem medida protetiva desde 2018 e temia ser agredida. O suspeito estava, conforme a Guarda, aparentemente sob efeito de drogas.

O filho foi detido, mas resistiu à abordagem dos guardas Sordi, Marcos e Dos Santos. Foi necessário o uso de força física moderada para deter o indivíduo. Dois GCMs tiveram lesões leves.

O homem foi conduzido até a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a autoridade policial determinará as providências que o caso exige.

Foto: Wagner Morente

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.