Mentora relata transtorno de ter material copiado de forma ilegal em Limeira

Na semana em que se lembra a importância da propriedade intelectual para empresas e profissionais liberais, o DJ traz um caso prático ocorrido em Limeira e que motivou ações extrajudiciais. O Instituto ISI Infinity detectou que apostilas e outros materiais de sua propriedade foram copiados e eram oferecidos por outro instituto.

Doutora em Psicologia, mestra em Educação e mentora, Yeda Oswaldo, uma das proprietárias da ISI, relatou as medidas necessárias para interromper a reprodução sem autorização do trabalho da empresa. Na fase extrajudicial, a empresa se comprometeu em não distribuir mais o material e até deixou de atuar na área.

“Ficamos decepcionadas em saber que o nosso material construído durante anos foi simplesmente copiado, trocando somente o logotipo. Aliás, os grafismos, terminologias, fontes, eram exatamente iguais”, diz Yeda. Confira a entrevista a seguir:

Como foi a descoberta de reprodução sem autorização de seu trabalho?
A descoberta foi por intermédio de um dos participantes do Curso de Coaching que oferecido por um instituto. Quando ele nos contou a respeito do material, ferramentas e metodologia, inclusive que um dos instrutores foi nosso ex-aluno.

Fomos atrás de informações sobre o curso, sobre os materiais e constatamos que a apostila e todo material de apoio disponibilizado para os alunos era de propriedade intelectual do Instituto ISI INFINITY.

Qual medida foi tomada no seu caso? Chegou a acionar o Judiciário?

Imediatamente acessamos nossa advogada que prontamente nos atendeu, apontando que isso é um crime de violação dos direitos de propriedade intelectual. Tomamos medidas extrajudiciais e o instituto reconheceu que havia utilizado nossos materiais, o que resultou em recolhimento das apostilas dos participantes do curso, bem como cessão imediata do uso do conteúdo de propriedade intelectual.

Ainda assim, ficamos decepcionadas em saber que o nosso material construído durante anos foi simplesmente copiado, trocando somente o logotipo. Aliás, os grafismos, terminologias, fontes, eram exatamente iguais.

Como foi a sensação de ver um trabalho próprio reproduzido por terceiros de maneira ilegal?
Foi decepcionante, e ao mesmo tempo injusto, ver o que construímos com os nossos esforços, pesquisas e dedicação ter sido usado para benefício próprio de outras pessoas que não se esforçaram para isso.

Sobretudo, tivemos que investir nosso tempo reunindo provas e documentos, enquanto poderíamos estar fazendo outra coisa.

Quais os diferenciais do seu trabalho?
Os diferenciais do Instituto ISI INFINITY são vários. Prezamos pela excelência, pela ética em nossos trabalhos, já que somos pesquisadoras e cientistas.

Não aceitamos nada raso, superficial e o que difere de nossos valores. Nossos cursos são ministrados por mestres e doutores com experiência de mercado, conteúdo desenvolvido por especialistas, teoria aliada à prática real – da ciência para a experiência e demonstrações práticas durante o curso.

Quais são os prejuízos causados a um profissional que tem seu trabalho copiado sem permissão?
Muitos. Primeiramente o psicológico pois existem sentimentos de injustiça, frustração, decepção, indignação de ver o trabalho de anos, ser copiado e reproduzido sem autorização.

Sempre digo que “nossa consciência vai para onde estão as nossas inquietações”, enquanto poderia estar fazendo outras coisas, estava pensando na situação do plágio.  Existe também o prejuízo econômico envolvido por direitos autorais.

A partir do seu caso, qual é a orientação e a importância de agir em casos semelhantes a este?
Não é fácil estudar, pesquisar, é uma vida de aprendizado e dedicação para criar conteúdo de qualidade, métodos e ferramentas eficazes, por isso, procure sempre os direitos, não fique omisso ou passivo diante dessas situações.

Outra dica importante é patentear e registrar, em órgãos competentes, o que foi criado por você ou pela sua empresa.

Foto: Divulgação 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.