Como ganhar na loteria?

por Fernando Bryan Frizzarin

Muita gente me pergunta se existe alguma maneira de criar uma planilha no Excel ou desenvolver um programa que facilite e até mesmo possua um método mágico para ganhar na loteria. Esses devaneios são comuns, e eu sempre acabo compartilhando a história do meu trabalho de conclusão de curso na graduação, onde estudei redes neurais artificiais. Isso aconteceu há mais de 20 anos, mas vale mencionar que a inteligência artificial é um assunto que vem sendo discutido nas rodas de conversa da tecnologia desde a década de 1940 e, antes disso, nas rodas filosóficas.

Nesse projeto de TCC, tive a ideia de usar redes neurais para tentar predizer os números mágicos da loteria, mas os resultados não foram muito animadores. Até agora, pelo menos, não acertei nenhum número, embora eu não jogue muito.

No entanto, nem é necessário se aprofundar em inteligência artificial para tentar fazer previsões. É possível utilizar fórmulas de predição de dados por modelos de regressão, por exemplo. Tanto o Excel quanto a programação oferecem uma abordagem interessante e enriquecedora para quem gosta de lidar com planilhas eletrônicas ou programar. Uma sugestão é começar a entender a fórmula “tendência”, que é bem simples. Mas, dada a aleatoriedade dos resultados, jogar 1-2-3-4-5-6 ou qualquer outra combinação de 6 números tem praticamente a mesma chance de acerto na Mega Sena, que é de 1 em 50.063.860.

Pode-se utilizar quaisquer técnicas matemáticas e estatísticas para analisar possíveis correlações entre números sorteados em diferentes concursos e identificar se existe algum padrão relevante. Mas tenha certeza, como já amplamente discutido cientificamente por centenas de anos, a correlação não implica causalidade, ou seja, mesmo que encontremos relações entre certos números, isso não significa que essas relações influenciem diretamente o resultado futuro da loteria. Seria o mesmo que dizer que com o aumento do consumo de sorvetes também há o aumento de estrelas cadentes.

Até dá para melhorar as chances na loteria jogando-se uma quantidade maior de números, sem tentar achar causalidades esdrúxulas, como os números que mais já foram sorteados ou o inverso, os que menos foram sorteados. Estatisticamente essas estratégicas são irrelevantes, vale mesmo a fé de que aqueles números são a melhor escolha e a sorte fará sua parte.

É claro que estamos assumindo que as bolas sorteadas não estão viciadas ou que não há qualquer tipo de fraude, o que pessoalmente e profundamente acredito não ser o caso. As histórias de falcatruas que já ouvi envolvendo loterias geralmente estão relacionadas à compra de bilhetes premiados, inteira ou parcialmente.

Não há uma fórmula mágica ou método infalível para ganhar na loteria. Muito menos algum algoritmo que nos leve ao acerto. A diversão está em participar e sonhar com a possibilidade de uma reviravolta na vida, mas é fundamental compreender que o jogo é baseado na sorte. Sim, apenas a sorte.

Vale escolher os números de datas de nascimento, da placa do carro, de um sonho maluco, da idade de várias pessoas, de somas e subtrações diversas, na hora de preencher o jogo, mas claro, jamais na hora de escolher uma senha.

Vale até perguntar para o ChatGPT, mas veja o que ele me respondeu para a pergunta “Por favor, me diga 6 números para jogar na Mega Sena”:

“Como modelo de IA, não tenho a capacidade de prever ou gerar números vencedores para jogos de loteria, incluindo a Mega Sena. As loterias são jogos de azar e os números sorteados são totalmente aleatórios. Não há método científico, fórmula mágica ou algoritmo que possa prever com precisão quais números serão sorteados.

As chances de acertar os números da Mega Sena são muito baixas, e todas as combinações têm a mesma probabilidade de serem sorteadas. A escolha dos números é completamente aleatória e depende exclusivamente da sorte.

O jogo da loteria deve ser visto como uma forma de entretenimento, e nunca deve ser encarado como uma estratégia de investimento ou uma fonte confiável de renda. Se decidir jogar, lembre-se de fazê-lo com responsabilidade e moderação, apenas com o dinheiro que você pode se dar ao luxo de gastar sem causar problemas financeiros. Boa sorte!”

Só não vale querer ganhar sem apostar.

Fernando Bryan Frizzarin é professor, escritor, inventor, é Gerente do Suporte Técnico da BluePex Cybersecurity S/A, Diretor Técnico e Operacional na Fábrica de Inovação de Limeira e professor do ensino superior nas FATECs Araras e Americana, SP. Formado em Ciência da Computação, Especialista em Redes, Psicopedagogo e MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação. Autor, coautor ou participante de vários livros na área de computação e literatura. Depositário de patente, marca e de diversos registros de programas de computador como autor ou coautor em cooperação com colegas de trabalho ou alunos. Membro imortal da Academia Mundial de Letras da Humanidade sucursal Limeira, SP. Foi laureado com o Diploma Pérola Byington da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste e Professor Universitário Inovador da Câmara Municipal de Limeira.

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.