Com aumento de animais perdidos, Alpa apoia iniciativa de ex-vereador que quer ir à Justiça

A Associação Limeirense de Proteção a Animais (ALPA), por meio da presidente e voluntária da ONG Cassiana Fagoti, informa que apoia a iniciativa do ex-vereador Estevão Nogueira (PSC), que tenta fazer valer o projeto de lei que proíbe rojões com ruídos no Município. O DJ mostrou ontem que Estevão vai à Justiça após negativa do Jurídico da Câmara de Limeira para aclamação do projeto (veja a reportagem aqui).

Os animais são alguns dos grandes prejudicados por fogos com estampidos, diz a associação, que afirma que aumentou o número de animais perdidos em Limeira durante as festas de fim de ano. “Infelizmente são frequentes os casos de abandono no final do ano, quando animais são deixados à própria sorte quando a família viaja. Mas no último dia do ano o problema é ainda maior por conta dos fogos de artifício com estampido. Animais, que possuem a audição muito superior à dos seres humanos, assustam-se e são capazes de pular muros, portões, quebrar portas e, em muitos casos, se machucam e morrem”.

A Alpa informou alguns casos até mesmo antes da meia noite do dia 31. “Uma cadelinha que foi à óbito no Parque Hipólito após se assustar e ferir-se gravemente, enquanto seu tutor trabalhava até as 20 horas da véspera de ano novo. Logo depois fomos informadas de um cão que caiu em um ribeirão pelo mesmo motivo”, conta Cassiana.

Larissa Maluf, voluntária da Alpa, lembra que também há prejuízos a recém-nascidos, enfermos e autistas.

PODER PÚBLICO

A Alpa diz que trata-se de uma reivindicação antiga ao poder público sobre o tema. No último dia 21, quando havia chance da Câmara aprovar o projeto de lei 155/2020, ele foi rejeitado por falta de quórum devido a problemas técnicos. A Alpa divulgou nota de repúdio.

A associação informa que mantém um abaixo-assinado com mais de 6 mil assinaturas até esta data, direcionado à Câmara Municipal de Limeira solicitando a proibição dos fogos com estampido – acesse aqui.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.