Com chegada de doses da Pfizer a Limeira, Saúde avisa: sem privilégio de escolha de vacina

Limeira recebeu no final de semana as primeiras 3.732 doses da vacina da Pfizer/BioNTech e, com elas, passa, a partir desta terça-feira (15), a vacinar a população geral com idade acima dos 53 anos. Também foram ampliados os pontos de imunização: além dos locais que já vacinam – Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dores 1, Nova Europa, Hipólito 1, Planalto e Aeroporto e o drive-thru do Estádio Limeirão – as UBSs Rubi e Cecap e o drive-thru do Parque Cidade também passarão a oferecer a vacina contra o coronavírus.

O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, avisa: não haverá privilégio de escolha de vacinas para aplicação no público-alvo. Em Limeira, também é aplicada a vacina AstraZeneca nos grupos prioritários, enquanto a CoronaVac segue exclusiva para gestantes.

“As novas recomendações dos Planos Estadual e Nacional de Imunização é de que as doses da Pfizer podem ficar armazenadas entre 2 graus positivos e 8 graus positivos, que foi a temperatura que recebemos”, explica Ferrari. Conforme ele, a aplicação dessa vacina demanda um processo mais complexo, uma vez que é preciso controlar a temperatura durante todo o processo, com diluição em soro fisiológico.

Esse é o 28º lote de vacinas que o município recebe desde janeiro – sendo este o primeiro da Pfizer. Ao todo, foram 150.957 doses recebidas: 73.735 da CoronaVac/Instituto Butantan, 73.490 da AstraZeneca/Fiocruz e as 3.732 da Pfizer/BioNTech.

Para receber a vacina, a população deve comparecer nesses locais com documento de identidade, CPF, comprovante de residência (da conta de água, energia ou telefonia), cartão SUS e documento que comprove a situação para os casos específicos. A pasta orienta as pessoas a se cadastrarem no sistema Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o procedimento de vacinação.

A Secretaria de Saúde informou, ainda, que os trabalhadores da saúde em atividade acima de 25 anos também começam a ser vacinados nesta terça. Eles devem apresentar os documentos pessoais, carteira de trabalho ou outro documento que comprove o vínculo empregatício. A lista de profissionais inclusos nessa categoria pode ser consultada no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br/vacinacao).

Paralelamente, seguem sendo vacinadas as pessoas com Síndrome de Down, transplantadas, em terapia renal substitutiva; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; gestantes, por meio de agendamento prévio pelos telefones 3404-9674 e 3404-9871; puérperas; motoristas do transporte público – todas as pessoas desses grupos devem ter mais de 18 anos; e trabalhadores da educação com 33 anos ou mais.

NOVO HORÁRIO

A partir desta terça-feira, as UBSs de referência para vacinação contra a Covid-19 passarão a realizar o procedimento das 8h às 15h. A mudança se deve a uma estratégia da Secretaria de Saúde para evitar a perda de doses, além de padronizar o horário com os drive-thrus.

Secretário de Saúde, Vitor Santos ressalta que a perda de vacinas pode acontecer com os frascos multidoses. “No caso de o vacinador abrir um frasco e não houver o número de pessoas para serem imunizadas equivalente ao número de doses, elas são perdidas, já que têm validade de seis horas a partir da abertura dos frascos”, explica.

Vacinação contra a Covid-19 dos grupos prioritários

UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h:

Nossa Senhora das Dores 1 – Rua Frei João das Mercês, 50

Planalto – Rua Prof. Hely de Almeida Campos, s/nº

Jd. Aeroporto – Rua Antônio de Luna, s/nº

Pq. Hipólito 1 – Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº

Nova Europa – Rua Dona Eliza Sthalberg, 366

Cecap – Av. Fausto Esteves dos Santos, s/nº

Residencial Rubi – Rua Professora Maria Expedita, 100

Drive-thrus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h:

Estádio Major José Levy Sobrinho – Rua Dr. Belmiro Fanelli (em frente à bilheteria)

Parque Cidade (ao lado da Biblioteca Municipal e do Vô Lucato) – acesso pelas ruas João Kühl Filho e Dr. José Botelho Veloso

Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.