Cedeca aborda 16 crianças e adolescentes em semáforos e alerta sobre trabalho infantil em Limeira

Em texto divulgado nas redes sociais, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Limeira “David Arantes” informou que, no Dia Mundial do Enfrentamento e Combate ao Trabalho Infantil, lembrado no último domingo, 12 de junho, localizou 16 crianças e adolescentes atuando em semáforos de Limeira.

A entidade é responsável pelo Serviço de Abordagem Social Infanto-Juvenil. Um dos objetivos é a busca por situações de trabalho infantil de rua em Limeira. A equipe localizou as 16 crianças e adolescentes e, após identificação, seguiu o fluxo municipal para referenciamento de suas famílias nos serviços públicos existentes no município.

Ao tornar pública a realidade encontrada nos semáforos, o Cedeca levantou, novamente, o tema do combate ao trabalho infantil. “É simbólico este número expressivo nesta data. Precisamos refletir a atual situação econômica do país que afeta principalmente as famílias de baixa renda, que têm se esforçado para garantir a sobrevivência com coisas mínimas, como alimentação, aluguel, energia elétrica e água”, menciona.

A entidade lembra que, nos últimos anos, o cenário de congelamento dos gastos públicos nas políticas de Educação, Saúde e Assistência Social, agravado com o período da pandemia de Covid-19, resultou na baixa oferta atividades educativas e socioculturais ao público infantojuvenil

O Cedeca defende grande investimento em atividades preventivas e de inserção em serviços de políticas públicas que despertem o pensamento crítico quanto ao projeto de vida, além de garantir os cuidados mínimos para o desenvolvimento pleno, longe de qualquer forma de violência ou violação de direitos de crianças e adolescentes.

“Fica aqui nosso pedido para que a sociedade civil e, principalmente, o Estado, nas três esferas de governo, possam priorizar políticas públicas para nossas crianças e adolescentes”, finalizou o Cedeca.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.