Câmara votará proibição de banheiros unissex em estabelecimentos de Limeira

Está pautado para a sessão desta segunda-feira (18) na Câmara de Limeira o projeto de lei que proíbe a instalação de banheiros unissex nos estabelecimentos públicos e comerciais. A proposta é assinada pelos vereadores Nilton Santos e Francisco Maurino, o Ceará, ambos do Republicanos.

Pelo projeto, é considerado banheiro unissex aquele que não tem a identificação de uso para o público feminino ou masculino, de uso comum. Porém, o projeto prevê exceção aos banheiros de uso familiar ou quando se tratar do único banheiro do estabelecimento, desde que este seja de uso individual. “Considera-se banheiro de uso familiar aquele destinado ao uso de pais com filhos de até 10 anos de idade”, está no projeto.

Se a propositura se tornar lei, o estabelecimento que não observar a legislação poderá levar multa no valor de 100 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), atualmente em R$ 3.197, podendo ser dobrada em caso de reincidência. Caso haja persistência à infração, o projeto prevê suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento até que haja o cumprimento da legislação.

Conforme mostrado pelo DJ (veja aqui), a Consultoria Técnica Especializada da Câmara de Limeira emitiu parecer que aponta não haver embasamento técnico-científico que justifique a proibição de banheiros unissex em Limeira.

A sessão, que começa às 14h30, pode ser acompanhada ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara. Também é possível assistir presencialmente no plenário, que fica na rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália. Para entrar no prédio basta apresentar documento de identificação com foto.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.