Ao mestre, com carinho

Por Nelson Peixoto

Recebo, com imensa tristeza, a notícia do falecimento do Doutor Aciones Diniz, que por vários anos nos brindou com sua atuação como Juiz de Direito na Comarca de Limeira, onde também tive a felicidade de trabalhar por mais de vinte anos.

Quem o conheceu de perto sabe que se tratava de pessoa de erudição ímpar, e não apenas na seara jurídica. Esportista de escol, que quase enveredou pela carreira profissional de futebolista, era também profundo conhecedor da literatura, da música, das artes em geral, amante dos clássicos e da poesia, tendo sido o responsável por me apresentar a delicada poesia de Florbela Espanca.

Trabalhando por tantos anos no querido “Fórum Spencer Vampré”, tive a grata oportunidade de conhecer mais de perto esse brilhante magistrado, de sensível caráter humano, que soube como poucos traduzir o sentido da expressão Justiça Social, indo muito além das páginas frias dos processos que decidiu, para alcançar a realidade dos dramas humanos que eram levados a seu julgamento.

Apesar das inúmeras diferenças que nos separavam (na idade, na profissão, no âmbito de atuação profissional), com o passar dos anos pude conhecer melhor esse ilustre Magistrado, com quem passei a travar divertidas e proveitosas conversas entre uma audiência e outra de nosso pesado cotidiano forense. Foram, para mim, momentos de profundo aprendizado, verdadeiras lições de saber e de viver, que para sempre levarei na memória.

Tanto assim, que a partir de certo momento passei a chamá-lo, carinhosamente, de “Mestre”, pois era o que ele, do alto de seu profundo saber jurídico, literário, histórico, gramatical, e de vida, representava para mim, então ainda um jovem promotor de justiça.

Trabalhei com maravilhosos colegas promotores e com juízes dos mais brilhantes, especialmente durante minha longa jornada pela querida Limeira, mas não posso deixar de prestar esta singela homenagem àquele que esta semana deixou a existência terrena, para viver eternamente nas lembranças e nos corações de tantos que, como eu, tiveram o prazer de desfrutar de sua agradável convivência e de suas diárias lições de vida.

Vá em paz, e muito obrigado, Mestre Aciones Diniz.

Nelson Peixoto é promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, atuou por muitos anos na Comarca de Limeira

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.