1º de Maio – Dia Internacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores

Por Viviane Groppo L. Cerqueira

Na semana desta data histórica de luta pelos direitos e melhores condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras, relembro que há 33 dias nós, servidores públicos municipais, estávamos na frente da Prefeitura de Limeira mobilizados pelos 51 pontos de reivindicação da nossa Campanha Salarial.

Saímos vitoriosos depois de muita negociação, mobilização, embates e energia. Mas um ponto da negociação tem ocupado nossas mentes e corações: o Vale Alimentação não foi garantido a todos(as) os(as) trabalhadores do serviço público.

Sou assistente social concursada na Prefeitura há 17 anos e, acredite, todo o reajuste salarial conquistado ao longo deste período foi fruto da luta e da mobilização dos(as) trabalhadores(as), por meio do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (SINDSEL). Ao contrário das falácias tão propagadas, nós trabalhadores(as) do serviço público, das áreas administrativas, operacionais e técnicas, NÃO contamos com privilégios ou fartos salários – como vimos, recentemente, no reajuste dos subsídios em 84,8% dos agentes políticos (prefeito, vice, secretários e vereadores) aprovado pela Câmara Municipal de Limeira, com o argumento de asseverar o “máximo de suas performances e com singular dedicação”.

Somos profissionais que continuam na administração pública, governo após governo, comprometidos com o interesse público na elaboração de políticas públicas, programas, projetos e serviços e que atuam diretamente nos equipamentos públicos, contribuindo ao lado dos profissionais das áreas administrativas e operacionais, na qualidade da oferta dos serviços à população, por meio do SUS, SUAS, política de educação, ambiental, de mobilidade urbana, entre tantas outras. Qual o motivo da administração atual não contemplar todos os(as) trabalhadores com o Vale Alimentação? Falta de recursos financeiros, não é!

E aqui cabe esclarecer quem são estes profissionais que não contam com o vale alimentação: assistentes sociais, psicólogos(as), professores, diretores de escola, fisioterapeutas, fonoaudiólogos(as), terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, nutricionistas, engenheiros, arquitetos, jornalistas, advogados, dentistas, médicos, entre outros, com nível superior em sua maioria.

Nesta data que é histórica na organização dos(as) trabalhadores por direitos, é necessário reiterar que todos(as) nós que utilizamos e defendemos os serviços públicos de qualidade, temos de fortalecer as lutas dos(as) trabalhadores que tecem todos os dias, fio a fio, cada um desses serviços públicos.

Assim, em Limeira, a nossa luta continua por valorização e vale alimentação para todos(as)! Seguimos juntos(as)! E você?!

Viviane Groppo L. Cerqueira é Assistente Social, Mestre em Serviço Social (PUC-SP) e especialista nas áreas de Gestão Pública e gerência de cidades (UNESP) e Violência doméstica contra Crianças e Adolescentes (USP).

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.