Vereadores cobram Prefeitura de Limeira sobre fila de 3 mil cirurgias eletivas represadas

Parlamentares da Comissão de Saúde da Câmara de Limeira voltaram a debater nesta quinta-feira (10/02) a fila de espera para acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme dados de dezembro, há 3.122 cirurgias eletivas represadas. Os vereadores querem que a Prefeitura informe a solução para reduzir a espera.

Everton Ferreira (PSD), que preside a comissão, disse que a quantidade de cirurgias é relativa ao número de procedimentos e não necessariamente a quantas pessoas estão na fila. Marco Xavier participou do encontro; já Lu Bogo justificou ausência.

Uma relação detalhada das cirurgias foi fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde. A área de oftalmologia ficou no topo de demandas represadas, com 805 procedimentos em espera. Em seguida, estão as cirurgias gerais, que correspondem a 652, e ortopedia, 482.

Everton aponta a pandemia como um dos motivos para que a fila aumentasse no ano passado. Ele defendeu que, apesar desse cenário, outras demandas da saúde também devem ser priorizadas. “A pandemia atrasou, mas a Prefeitura deve buscar uma solução, porque, além da Covid-19, outras doenças precisam ser tratadas”, disse, em nota.

A partir de um ofício, o colegiado quer que o Executivo informe: a quantidade e a relação de nomes dos médicos cirurgiões pertencentes ao quadro de servidores municipais e investidos por concurso público; quais locais onde os respectivos profissionais exercem suas atribuições no serviço de saúde municipal, além dos horários e escalas; qual a quantidade de cirurgias que cada médico realizou nos exercícios de 2018, 2019, 2020 e 2021. Também foi solicitado um cronograma ou planejamento de como e quando as cirurgias serão realizadas em 2022.

Os vereadores pediram também informações acerca das cirurgias de vesículas: tamanho da fila de espera e tempo médio que um usuário aguarda para a realização desse tipo de cirurgia.

Foto: Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.