Vereadores analisam regras para circulação de animais em condomínios de Limeira

O projeto de lei que estabelece normas gerais de permanência de animais em condomínios horizontais ou verticais e loteamentos fechados e de acesso controlado de Limeira, de autoria dos vereadores Dr. Júlio César Pereira dos Santos (União Brasil) e Tatiane Lopes (Podemos), será analisado pelos parlamentares na sessão desta segunda-feira (18).

Caso se torne lei, a proposta proíbe, por exemplo, a retirada de animais que estejam sob a tutela dos condôminos e, na hipótese de maus-tratos, caberá ao síndico tomar providências e responsabilizar o agressor, sem, contudo, determinar a saída do animal da unidade em que vive.

O texto quer vetar outras três situações por parte do condomínio, para que ele:

-Não impeça o trânsito do tutor, do guardião ou do condutor dos animais da fauna doméstica nas áreas comuns e nos elevadores de serviço;

-Não obrigue o transporte dos animais no colo;

-Não proíba a presença de animais conduzidos por visitantes.

Em caso de descumprimento, os vereadores previram aplicação de multa, que deve ser estipulada pelo Executivo, com valor a ser destinado ao Fundo Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (FMDDA). “Outra situação comum e de igual modo ilegal é a obrigação de condôminos carregarem no colo seus animais ao transitarem pelas áreas comuns. Essa imposição configura constrangimento ilegal contra quem for abordado, de forma escrita ou verbal, para fazê-lo. Não há nenhuma lei que proíba o trânsito de animais nas áreas comuns dos condomínios, nem os obrigue a serem conduzidos no colo de seus guardiões”, mencionaram.

A sessão, que começa às 14h30, pode ser acompanhada ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara. Também é possível assistir presencialmente no plenário, que fica na rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália. Para entrar no prédio basta apresentar documento de identificação com foto.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.