Usina apresenta plano para evitar incômodo a moradores de chácaras em Limeira

Para verificar se as demandas dos moradores do condomínio Residencial Chácaras Santa Helena foram atendidas, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Limeira realizou reunião entre representantes da Usina São João e de moradores nesta quinta-feira (07/12).

A empresa garantiu que o planejamento da safra foi adequado para não gerar incômodo à comunidade. Dentre as medidas a serem implantadas, estão a alteração dos horários de colheita e a interrupção do uso de aviões para realizar a pulverização da plantação.

Participaram da reunião, representando a Usina, a analista de Meio Ambiente, Simone Vernaglia Martins; a analista jurídica, Natali Forte Freitas; e o analista de Patrimônio Imobiliário, Rafael Kenji Koike. Representando os moradores do condomínio, participaram da reunião Adriana Ferraz, Breno Ferraz e Antônio Francisco. Pela comissão, participaram os vereadores Airton dos Santos (PL)

As demandas foram apresentadas no dia 5 de outubro e, posteriormente, em diálogo promovido pela Comissão com a participação de representantes da Usina no dia 19 de outubro. Dentre as reclamações estavam o ruído das máquinas de colheita, a poeira, o odor provocado pela pulverização, os maquinários operados no período noturno, na madrugada e aos finais de semana, que causam trepidações nas residências e o barulho dos aviões, entre 5h e 8h da manhã, que voam próximo às casas para realizar a pulverização da plantação.

Segundo Simone, após a reunião na Câmara as demandas foram apresentadas à diretoria da empresa e à equipe técnica e boa parte dos pedidos já foram implementados, como o aumento do aceiro (área sem vegetação para impedir propagação de incêndios) e a retirada de algumas linhas de cana que estavam próximas às residências, por exemplo.

A Usina também se comprometeu, segundo a analista de meio ambiente, a não fazer a pulverização aérea, a menos que seja extremamente necessária. Neste caso, informou, os moradores e a Comissão serão avisados com antecedência. Já em relação às atividades noturnas, a funcionária disse que a empresa está estudando fazer a colheita durante o dia, evitando finais de semana e período noturno.

Fonte e Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.