Simpósio de Tecnologia reforça importância de ações conjuntas em prol da comunidade

O I Simpósio de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Limeira ocorreu nesta quinta-feira (28), no Teatro Nair Bello, e reforçou a importância do envolvimento de diferentes segmentos, sejam eles públicos ou privados, na busca por processos que promovem a inovação. O evento, realizado pela Fábrica de Inovação (FDI), Prefeitura de Limeira e a vereadora Mariana Calsa, contou com um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com reitor da Unicamp.

O Simpósio teve três painéis e, no primeiro, a empresária Juliana Osti, que é diretora-geral da FDI, abordou todas as ações da Fábrica que alavancaram a posição de Limeira no ranking de Cidades Empreendedoras (ICE). Atualmente, o município ocupa a segunda colocação. Ela expôs atividades como o “Resolve Aí”, os cursos gratuitos de programação, o “Desafio do Conhecimento”, “Inovação na Real” e o “Encontro de Inovação”, entre tantos outros, que estimulam a criatividade e o debate de ideias inovadoras.

O segundo painel reuniu Tito Almirall, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira, Antônio José Meirelles, reitor da Unicamp, e Jefferson Penteado, CEO da BluePex® Cybersecurity e presidente do Conselho de Administração da FDI. O trio fez um talk de alto nível sobre o conceito de Tríplice Hélice, que é adotado pela Fábrica e reúne esforços de três segmentos (empresas, poder público e instituições de ensino) para um único objetivo: melhorar a qualidade de vida da comunidade e estimular o pensamento inovador. Nesse aspecto, os três abordaram formas de aprimorar a comunicação e como estimular quem está do lado de fora a fazer parte desse conceito.

Por último, Renan Thiago Alencar Moreira, assessor especial do MCTI, mostrou as iniciativas da pasta nas ações que envolvem inovação e as formas que os empresários podem requerer auxílio financeiro para alavancar seus negócios. 
Antes do evento, Renan se reuniu com os diretores da FDI e também com o prefeito Mario Botion e colocou seu gabinete, que fica em São Paulo, à disposição do Município. Citou, também, que o MCTI tem interesse em conversar sobre retomada de investimentos e explicou os formatos de empréstimos e subvenções disponíveis ao setor empresarial.

CURSOS GRATUITOS
Para reforçar seu compromisso em estimular a inserção dos limeirenses no segmento de tecnologia da informação, a FDI está com dois cursos de programação abertos, totalmente gratuitos e cujas aulas já começam na primeira semana de outubro.
Um deles, o de Python, será sempre às segundas e quartas-feiras, nos dias 2, 4, 9 e 11/10, das 19h às 21h. Ou outro, de Introdução a Programação, será sempre nas terças e quintas-feiras, nos dias 3,5,10 e 17/10, no mesmo horário. 

Todas as aulas ocorrem no Espaço Elo, no primeiro andar do Pátio Office, que fica na Rua Tiradentes, 1.366, no Centro. A oferta dos cursos é possível por meio de uma parceria com a Prefeitura de Limeira, que cedeu o laboratório.

Inscrições:
Curso gratuito de Python: https://forms.gle/zZmzJg6ZUzHWkdQE8
Curso gratuito de Introdução à Programação: https://forms.gle/KkrswWJH4dXKWBhH9

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.