São Paulo vai reduzir intervalo de aplicação da 2ª dose da Pfizer

O governador João Doria (PSDB) anunciou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (18/08) no Palácio dos Bandeirantes, que o Estado de São Paulo vai reduzir o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina Pfizer, contra a Covid-19, nos termos indicados pela própria fabricante.

O governo cobra o envio de doses da Pfizer do governo federal para poder antecipar esta segunda dose. A ideia é concluir a vacinação dos adolescentes com a dose inicial até 12 de setembro. A guerra na distribuição de vacinas já chegou ao Supremo Tribunal Federal.

O avanço da variante Delta nos registros em São Paulo é o principal fator que acelera o planejamento para reduzir o intervalo da segunda dose. Isso vale para as vacinas da Pfizer e também da AstraZeneca, mas o governo paulista cobrou esforços do Ministério da Saúde para enviar mais imunizantes aos Estados.

Mais cedo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia anunciado que, casos os calendários sejam cumpridos, o intervalo da Pfizer será reduzido de 90 dias para 21 dias a partir de setembro. Ele condicionou a medida com o avanço total da primeira dose.

A bula da Pfizer recomenda um intervalo de 21 dias, mas coube as autoridades definirem os critérios. A opção por 90 dias levou em conta a possibilidade de ampliar para mais pessoas a imunização com a primeira dose.

Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.