Saiba como conseguir atendimento da Defensoria Pública de SP

A Defensoria Pública de São Paulo realiza seus atendimentos à população por meio de DEFI, assistente virtual automatizado no site da instituição – www.defensoria.sp.def.br.

A ferramenta, lançada em agosto de 2020, busca agilizar e garantir um atendimento mais célere e dinâmico, diminuindo também a necessidade de deslocamentos físicos a prédios da Defensoria, que, em razão da pandemia de Covid-19, recebem apenas atendimentos agendados e em número reduzido.

O assistente virtual “DEFI” é um sistema de conversa online (chat) com respostas automatizadas por meio de inteligência artificial, criado para receber informações básicas dos usuários da Defensoria (ex.: nome, CPF e renda familiar), compreender a demanda e encaminhar à unidade competente para atendimento. O sistema pode ser acessado por computador ou smartphone conectado à internet.

Por meio desse sistema, os usuários podem optar por um dentre os horários e datas disponíveis na agenda da unidade e marcar seu atendimento. Feito o agendamento, a pessoa recebe uma senha para acesso a um chat com a equipe de atendentes da Defensoria na data e no horário marcados, por meio do qual é possível também enviar e receber documentos – evitando deslocamentos físicos apenas para entrega de papéis.

DEFI integra o projeto “Defensoria Digital”, ao lado de uma série de ferramentas virtuais de atendimento e trabalho que vêm sendo implementadas pela Defensoria Pública paulista nos últimos anos. Impulsionado pela situação de pandemia, o novo atendimento virtual inaugura uma nova fase na atuação da instituição, projetado para remodelar de maneira perene a recepção de demandas da população.

O agendamento por meio do DEFI vale para todas as unidades da Defensoria no Estado de São Paulo. Caso a pessoa interessada no atendimento resida em alguma cidade onde não há unidade da Defensoria instalada, a demanda será encaminhada para as entidades conveniadas cabíveis.

Também é possível agendar atendimento ligando gratuitamente para o telefone 0800 773 4340.

Em regra, a Defensoria Pública de São Paulo atende pessoas com renda familiar de até três salários mínimos por mês.

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