Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (30/04/21)

LIMEIRA NA REDE DE PLASMA

A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) apresentou nesta quinta-feira (29/04), na Câmara Municipal de Limeira, indicação para que o Executivo estude a possibilidade de o Município, por meio do Banco de Sangue da Santa Casa, integrar a Rede de Coleta de Plasma, criada pelo Instituto Butantan, para complemento do tratamento de pacientes com Covid-19. A sugestão da parlamentar é de que o próprio hospital colete plasma de pessoas já acometidas pela doença, para que Limeira possa integrar a rede e colaborar com o desenvolvimento científico da área da Saúde.

P.1 DE MANAUS PREVALECE
O Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo concluiu estudo que identifica o panorama das variantes do novo coronavírus em todas as regiões do estado. Foram avaliadas 1.439 sequências genéticas realizadas pelo Lutz e por outras instituições de referência, que identificaram 21 linhagens diferentes em São Paulo com prevalência da P.1 de Manaus em 90% das amostras. O estudo também mostra uma evolução desta variante no decorrer dos três primeiros meses deste ano.

ESPALHADO PELO INTERIOR
A P.1 está presente nos 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS), sendo predominante em 15 regiões, com exceção de São José do Rio Preto e de Presidente Prudente onde a P.2 é mais evidente. A P.1 é considerada pelas autoridades sanitárias uma “variante de atenção” devido à possibilidade de maior transmissibilidade ou gravidade da infecção.

A FOSSA, ENFIM!
A Prefeitura informou oficialmente a Comissão de Obras da Câmara, por meio de ofício recebido na reunião desta quinta-feira, que a construção da fossa séptica na EMEIF Martim Lutero, no Bairro dos Pires, tem previsão para ser concluída em 90 dias, e será feita por meio de contrapartida. No dia 14 de abril, foi assinado termo de compromisso entre a Prefeitura e a Construtora Cataguá, a qual ficará responsável pela obra, como contrapartida de um empreendimento da empresa.

PANFLETAGEM NA MIRA
Por sua vez, João Antunes (Podemos), o Bano, continua a buscar esclarecimentos sobre o Código de Posturas em Limeira. Apresentou novo requerimento sobre o assunto na Câmara Municipal. Agora, quer conhecer, especialmente, a fiscalização sobre as atividades de panfletagem. Segundo ele, há muitas empresas que descumprem o regulamento do código.

EM BUSCA DE INVESTIMENTOS
Na terça-feira, a prefeita Nelita Michel e os coordenadores de Desenvolvimento Econômico e Integração e Governo, Wilson Aparecido da Silva e Silvio Sartori, estiveram em São Paulo e conversaram com o secretário da Casa Civil, Cauê Macris, e o deputado estadual Murilo Félix. Entre os temas, a busca de informações sobre novas empresas para a cidade.

FORMATURA ANTECIPADA
O Projeto de Lei 1036/21 estabelece normas educacionais excepcionais durante emergência em saúde pública de importância nacional e autoriza a atuação de médicos formados no exterior no combate à pandemia do novo coronavírus. A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados retoma a Lei 14.040/20, aprovada após o Congresso Nacional reconhecer no País, por meio de decreto legislativo cuja vigência expirou em 2020, a emergência de saúde pública. Assim, as universidades ficarão dispensadas de cumprir no mínimo 200 dias letivos por ano, mantida a carga curricular. Poderá ainda haver a formatura antecipada de estudantes da área de saúde que cumpriram pelo menos 75% do período de internato, nos cursos de medicina, ou do estágio obrigatório.

COMPRA DE VACINA AUTORIZADA
O projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que autoriza o governo do Estado a comprar, distribuir e aplicar vacinas contra a Covid-19, foi promulgado pelo Executivo e já está em vigor desde terça-feira. A lei também permite que empreendedores negativados pelo Cadin a partir de 20 de março de 2020 possam obter empréstimos ou renegociar crédito com o Desenvolve SP e o Banco do Povo Paulista até 31 de dezembro de 2022. O Executivo vetou a autorização de compra, distribuição e aplicação de vacinas pelo setor privado, para imunizar funcionários e colaboradores de forma gratuita. Com isso, os vetos retornam à Assembleia para serem analisados em Plenário.

CRIANÇAS SEM AULA
O número de crianças e adolescentes sem acesso a educação no Brasil saltou de 1,1 milhão em 2019 para 5,1 milhões em 2020, de acordo com o estudo Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um Alerta sobre os Impactos da Pandemia da Covid-19 na Educação, lançado nesta quinta-feira (29/04) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) Educação. De acordo com a pesquisa, em 2019, aproximadamente 1,1 milhão de crianças e adolescentes, com idade entre 4 e 17 anos, estavam fora da escola, o que representava 2,7% dessa população.

RESGATE SOCIAL
A Prefeitura de Limeira realizou na terça-feira ação de limpeza compulsória em uma residência no Jd. Boa Esperança, que abrigava grandes quantidades de lixo, entulho e inservíveis. Porém, o que seria mais uma atividade de prevenção ao Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya), transformou-se em auxílio a pessoa em situação de vulnerabilidade social. A casa era habitada por um homem de 52 anos, que estava doente e vivia em condições precárias. Sem cama, ele dormia em um colchão velho, que ficava no chão do quarto. Apesar de contar com água e energia elétrica, ele possuía poucos móveis, e do fogão, só restava uma boca em funcionamento.

RENAN MANTIDO
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de liminar feito no Mandado de Segurança (MS) 37870, por meio do qual três senadores da base governista pretendiam que os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jader Barbalho (MDB-PA) fossem impedidos de compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Segundo Lewandowski, no exame preliminar do caso, trata-se de matéria de cunho interno da Casa Legislativa, o que afasta a apreciação do Judiciário. O mandado de segurança foi impetrado pelos senadores Jorginho Mello (PL-SC), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Marcos Rogério (DEM-RO) contra o indeferimento, pelo presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), de questão de ordem com o objetivo impedir a participação de parlamentares que tenham parentesco com “prováveis investigados” (Renan e Barbalho são pais dos governadores de Alagoas e do Pará, respectivamente). Segundo Aziz, a participação em CPI é inerente ao exercício do mandato de senador da República.

NÃO SERÁ PRESENCIAL
E durante a reunião da CPI da Pandemia nesta quinta-feira (29), o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente do colegiado, não acatou questão de ordem que solicitava a exigência de funcionamento presencial da comissão. O pedido foi pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), que afirmou que as atividades semipresenciais para oitivas de testemunhas, se realizadas por videoconferência, vão comprometer os trabalhos da CPI.

VIU NAS REDES?

“Alcançamos há pouco 400 mil óbitos pela Covid no Brasil. Fora os sequelados pelo vírus. Fora os dilacerados pela dor da perda dos entes queridos. Fora a exaustão dos profissionais de saúde. Fora a vergonha dos profetas do negacionismo. Fora o resto”

Jornalista André Trigueiro, da Globo News, sobre marca registrada nesta quinta-feira de óbitos pela Covid-19 no Brasil, em mensagem divulgada em seu perfil no Twitter

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.