Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (29/04/21)

VAI TER FEIRÃO DE DÍVIDA
O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita Erika Tank fazem gestão junto a BRK Ambiental para que a empresa amplie benefícios na sua política de cobrança de dívidas. O pedido tem como finalidade minimizar danos financeiros para os usuários do serviço de água e esgoto que se encontram inadimplentes no atual cenário de crise econômica, agravada com a pandemia de Covid-19. Técnicos da empresa apresentaram, em reunião, a atual política de negociação de dívidas durante a reunião. Outra iniciativa da concessionará será realizar um feirão, quando os casos de inadimplentes podem ser discutidos de forma individual. Esse tipo de negociação pode ocorrer de forma virtual. A data ainda será definida.

COTA-SOLIDARIEDADE EM LOTEAMENTOS
O projeto de lei do vereador Francisco Maurino dos Santos (Republicanos), o Ceará, que sugere a supressão de artigo de lei do Plano Diretor que trata da Cota-Solidariedade, causou polêmica. O artigo em questão permite que loteadores ofereçam lotes menores para comercialização, sem a exigência de percentual de outros tamanhos, desde que destinem 4% da gleba para projetos habitacionais da Prefeitura. Na justificativa, o vereador disse que o povo é prejudicado porque os loteadores aumentam os valores dos outros lotes. E questionou: quantos loteamentos utilizaram a Cota-Solidariedade desde 2016?

COM A PALAVRA, SECRETARIA DE URBANISMO
Antes de publicar a reportagem, o DJ questionou a Prefeitura. O secretário de Urbanismo, Matias Razzo, retornou ontem (28) e informou que a pasta realiza um levantamento complexo sobre o assunto, pois é preciso verificar cada processo de loteamento. Ele diz que há processos ainda em andamento anteriores à lei da Cota-Solidariedade e, por isso, não incluem a alternativa. Além disso, no entendimento do secretário, qualquer proposta de alteração da lei do Plano Diretor, como é o caso do vereador Ceará, precisa, antes, ser aprovada pelo Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial Ambiental de Limeira (Complan), o que não aconteceu. O projeto ainda passará pelas comissões e o jurídico deverá avaliar a constitucionalidade.

GCM CONTRA MAUS-TRATOS
Na tarde de terça-feira, a vereadora Tatiane Lopes (Podemos) se reuniu com o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, para tratar sobre a causa animal em Limeira. Um dos temas destacados pela parlamentar foi a possibilidade de a Guarda Civil Municipal (GCM) autuar e multar em casos de denúncias de maus-tratos. “A GCM de outros municípios vizinhos tem como papel esse tipo de atuação e é bastante eficiente. Infelizmente, temos muitos casos de denúncias de maus-tratos em nossa cidade e a atuação da Guarda pode ser uma estratégia importante para coibir esses crimes”, defende a parlamentar.

CANSAÇO DE CAVALO
A parlamentar também citou ao secretário Marchi a ocorrência envolvendo um cavalo que caiu de cansaço enquanto era usado na tração de uma charrete que carregava som alto, na avenida Saudades, no último domingo (25/04). “É um caso explícito de maus-tratos. É importante que a GCM interfira em situações como essa”, citou. O secretário se comprometeu a buscar informações sobre o ocorrido.

CONTROLE EPIDEMIOLÓGICO
O Conselho Municipal de Saúde se reuniu nesta semana, na sala de reuniões do Edifício Prada, e debateu a situação da dengue em Limeira. A chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Costa, apresentou o cenário epidemiológico desde 2014. Mesmo com as dificuldades da pandemia, o serviço de controle de vetores da dengue não parou no município, assim como todas as outras atividades da Zoonoses.

CONVÊNIO RENOVADO
A reunião do Conselho de Saúde, conduzida pelo presidente do conselho e diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, também apreciou a renovação do convênio da Secretaria de Saúde com o Hospital Humanitária, medida aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes. “Agradeço ao conselho que tem contribuído de forma proativa e empenho nas pautas do Sistema Único de Saúde municipal”, afirmou Ferrari, em nota.

RELATOS ORIGINAIS
Iracemápolis completa, no próximo dia 3 de maio, 67 anos de emancipação político-administrativa e 130 de fundação. Neste aniversário, a Diretoria de Cultura de Iracemápolis desenvolveu uma série de vídeos especiais com esses registros históricos. A diretora Dalila Lamontagna Mouro comenta que o objetivo é resgatar a história da cidade por meio da narrativa e relatos dos primeiros moradores e moradoras e valorizar a oferta e diversidade cultural do município. “Durante o mês de maio será divulgada uma série com quatro episódios que resgatam a nossa história e valorizam a singularidade de nosso povo. Foi um trabalho muito enriquecedor para nossa cultura e buscamos contemplar ao máximo os artistas locais. Os vídeos ficarão disponíveis no canal do YouTube Cultura Iracemápolis”, diz a diretora.

5 MIL DOSES
Cordeirópolis alcançou, na terça-feira, a marca de 5 mil doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas no município. Até o momento, 3,2 mil pessoas tomaram a primeira dose. Entretanto, o número de casos positivos continua aumentando, principalmente entre as pessoas de 18 a 39 anos. Por isso, o Executivo pede cuidados e atendimento às recomendações sanitárias.

REUNIÃO DO CONSEG CENTRAL
O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Central realiza na próxima sexta-feira (30) seu encontro mensal, que, por conta da pandemia, ocorre de forma virtual. O Conseg Central, presidido pelo advogado Claudio Zalaf, atende demandas de duas regiões da cidade: Morro Azul e Boa Vista. Participarão do encontro autoridades policiais e secretários municipais. Qualquer cidadão pode participar e registrar as queixas do bairro onde reside. O encontro será das 8h às 9h e, na data e horário informados, basta acessar o link a seguir: https://us02web.zoom.us/j/89089981475.

TESTAGEM EM MASSA
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (28/04) que o governo federal lançará um programa de testagem da população para Covid-19. O anúncio foi feito em pronunciamento após a terceira reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, no Palácio do Planalto. Ainda não há data para início do programa. Segundo Queiroga, o objetivo é conseguir identificar os casos positivos e seus contactantes para que se possa adotar uma política mais efetiva de quarentena para os indivíduos afetados pela Covid-19 e, assim, reduzir a transmissão da doença. Ele explicou que o programa usará testes antígenos para detecção do vírus, que têm resultados mais rápidos do que o teste de RT-PCR.

BIP PARA INFORMAIS
O governo federal também vai lançar o programa Bônus de Inclusão Produtiva (BIP) para atender os trabalhadores informais afetados pela pandemia de Covid-19. Paulo Guedes, ministro da Economia, não deu detalhes, mas disse que o programa vai ajudar os 40 milhões de brasileiros “invisíveis”, como vendedores ambulantes, pessoas que foram atendidas pelo auxílio emergencial do governo federal. “Essa turma toda que está bloqueada, sem capacidade de trabalho. Queremos o retorno seguro ao trabalho desses brasileiros através da vacinação em massa. Enquanto isso não ocorre, o BIP. Eles têm direito ao trabalho, nunca pediram nada ao Estado”.

VIU NAS REDES?

“É muito importante respeitar a capacidade de ocupação de 25% e o toque de recolher, que é um ponto que os especialistas em saúde têm defendido muito. Quando nós conseguimos reduzir a circulação das 20h às 5h, nós conseguimos ter uma redução muito importante da taxa de transmissão. Nós estamos tendo uma redução de leitos de UTI ocupados de cerca de 1% por semana”

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, em coletiva na tarde de ontem, pedindo auxílio da população para o atendimento às regras sanitárias

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.