Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (07/05/21)

BOTION VACINADO
O prefeito de Limeira, Mario Botion, recebeu nesta quinta-feira (06/05) a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ele foi vacinado no drive-thru do Estádio Major José Levy Sobrinho (Limeirão) com o imunizante da AstraZeneca/Fiocruz. Botion tem 60 anos e, portanto, faz parte do grupo prioritário para se vacinar contra o coronavírus, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização. A primeira-dama Roberta Botion e sua filha Giovana Botion acompanharam o momento.

DECLARAÇÃO
“É um sentimento de emoção receber a vacina. Estou mais protegido e espero que isso possa acontecer com todos os limeirenses, o mais rápido possível. Se você [munícipe] está na idade para ser vacinado, compareça aos pontos disponíveis em nossa cidade. Neste momento, só a vacina pode combater efetivamente a pandemia. E tenho convicção de que a venceremos”, afirmou o prefeito Mario Botion à imprensa, em nota oficial. Ele agradeceu o trabalho dos profissionais de saúde que estão nos pontos de vacinação.

REDE LUCY
Os vereadores Airton do Vitório Lucato e Terezinha da Santa Casa, ambos do PL, se reuniram nesta quarta-feira (05/05) com o prefeito Mario Botion (PSD) e a vice-prefeita Erika Tank (PL) para tratar sobre a instalação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Limeira. Segundo os parlamentares, a pauta faz parte de uma solicitação da bancada do partido na Câmara Municipal. Os parlamentares estão reunindo esforços a fim de que Limeira receba uma unidade da rede, que é referência no atendimento de reabilitação e que poderia atender 26 cidades da região. A Prefeitura, no entanto, vê dificuldades, como critérios adotado pelo Estado, conforme já respondido em requerimentos.

CADASTRO DE MORADOR DE RUA
Entrou em vigor a Lei Municipal 6.556/21, de autoria dos vereadores Nilton Santos, Waguinho da Santa Luzia e da ex-parlamentar Carolina Pontes, que garante o cadastramento de pessoas em situação de rua, visando a reinserção no mercado de trabalho em Limeira. O cadastramento será realizado pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). O texto prevê, ainda, que os órgãos da administração pública direta e indireta e a Câmara Municipal deverão criar mecanismos para motivar a contratação de pessoas em situação de rua por empresas vencedoras de licitação pública, para execução de obras e serviços públicos. A lei foi sancionada pelo prefeito Mario Botion e publicada na edição desta quinta-feira do Jornal Oficial.

ATUALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO
Na reunião desta quinta-feira, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Limeira voltou a falar sobre a atualização da planilha de vacinação contra Covid-19. De acordo com a planilha, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde, Limeira recebeu 94.995 doses. Desse total, 78.466 foram aplicadas, sendo que 51.407 pessoas receberam a primeira dose e 27.059 a segunda dose. O vereador Everton Ferreira (PSD), presidente da comissão, chamou a atenção para a quantidade de profissionais da educação vacinados com a primeira dose, foram 2.028, até o momento. Os dados referem-se até o dia 5 de maio. 

NOVO PÚBLICO
A Prefeitura de Iracemápolis inicia, na próxima segunda-feira, a vacinação contra a Covid-19 em idosos de 60, 61 e 62 anos. Os idosos com 60 anos serão atendidos na UBS Noé Franco de Campos e devem entrar em contato para agendamento pelos telefones 99867-6589 e 3456-4011. Já os idosos com 61 e 62 anos precisam fazer o agendamento da Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

EXTORSÃO NA “FEIRINHA”
A 15ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo acolheu parcialmente recurso do Ministério Público para condenar um policial civil pelo crime de extorsão qualificada. A pena, fixada na 1ª Instância em 4 anos e 5 meses de reclusão em regime semiaberto pelo crime de concussão, foi aumentada para 9 anos e 4 meses de reclusão, em regime fechado. De acordo com os autos, o réu, aproveitando-se de sua função, abordava comerciantes estrangeiros na “Feira da Madrugada”, no bairro do Brás. Exigia produtos e dinheiro, sob ameaça de prisão ou apreensão de mercadorias.

PEDÁGIO PROPORCIONAL
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (06/05), por 276 votos a 90, o Projeto de Lei (PL) 886/21 que autoriza a implantação de sistema eletrônico de livre passagem em pedágios, com identificação automática dos usuários, conhecido como free-flow. A proposta, que já havia sido aprovada pelo Senado em março, vai agora à sanção presidencial. O sistema free-flow funciona por meio de equipamentos de identificação e classificação veicular capazes de verificar, nos locais onde estejam instalados, quais são os veículos que por ali passam e quais as características. Com isso, não é necessário que o motorista tenha que parar na praça de pedágio para efetuar o pagamento da tarifa.

HOMENAGEM À PROMOTORA
O Ministério Público (MP) em São Paulo divulgou uma carta aberta em homenagem à promotora Maria Aparecida Rodrigues Mendes Castanho, vítima da Covid-19. “No combate a ilícitos de qualquer natureza, tenacidade era a marca da atuação da promotora de Justiça Maria Aparecida Rodrigues Mendes Castanho, cujo passamento nesta quarta-feira (5/5) deixou todos os integrantes da nossa instituição em luto. A paixão pela carreira, da qual ela se ausenta precocemente por conta desta terrível pandemia que afeta o Brasil e o mundo, contagiava a todos que mantinham contato com a doutora Cida Castanho, como os membros e servidores do MPSP a chamavam. No Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), era uma referência tanto para os mais jovens quanto para os mais experientes”, diz trecho da carta que leve assinatura de dezenas de promotores, entre eles alguns de Limeira, como André Camilo Castro Jardim, André Freitas e Luiz Alberto Segalla Bevilacqua.

ENCONTRO EXTRA
Na próxima terça-feira (11/05), ocorre a 1ª primeira reunião extraordinária do Conselho de Usuários dos Serviços Públicos da Câmara Municipal de Limeira, a partir das 18h30. Os integrantes foram convocados pelo presidente do órgão, Osmar Antonio Gaddo, em aviso publicado no Jornal Oficial do Município.

FALHA NO QR-CODE
Três vereadores da Comissão de Representação e Acompanhamento do Plano Estadual de Imunização contra Covid-19 de Santa Bárbara d’Oeste solicitaram o auxílio da deputada estadual Márcia Lia por problemas na vacinação de professores do município. Na quarta-feira, a deputada intermediou uma reunião entre os vereadores Esther Moraes, Bachian Júnior e Nilson Araújo Radialista com a diretora do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas), Márcia Regina Pacóla. Segundo a diretora do GVE, muitos profissionais já foram cadastrados e aprovados para receber o imunizante, “mas infelizmente tivemos um problema com os QR Code que é obrigatório para realizar o agendamento da vacina no município”, disse Márcia Pacóla, informando que o problema deve ser tratado diretamente com a Secretaria Estadual de Educação.

RONDA NA AVENIDA
A vereadora Mariana Casa (PL) apresentou indicação ao Executivo de Limeira para que determine a intensificação de rondas policiais por parte da PM e GCM na Avenida Marechal Artur da Costa e Silva e arredores após às 18h. “A presente indicação se faz necessária pois na referida avenida, por ser um local comercial, transitam muitas pessoas, seja no intuito de ir às compras ou trabalhar nas lojas, e estacionam os seus carros na avenida e nas ruas ao redor, ou fazem uso do transporte público, estando desprotegidas nos pontos de ônibus”, justificou a parlamentar.

VIU NAS REDES?

“Medidas extremas podem ser colocadas em prática dentro de cenários específicos. Como uma medida nacional, não vai surtir o efeito desejado”

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, ao ser questionado nesta quinta-feira (06/05) por Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre lockdown em oitiva na CPI da Covid no Senado Federal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.