Projeto quer garantir apoio médico e psicológico aos guardas de Limeira

Projeto de lei protocolado pelo vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (União Brasil), na última segunda-feira (31/10) na Câmara Municipal de Limeira, cria diretrizes para o apoio médico e psicológico aos guardas civis municipais (GCMs) de Limeira.

Conforme o texto, o apoio consiste na avaliação técnica, atendimento médico, tratamento psicológico e terapêutico individualizados, que podem ser realizados no formato virtual. A proposta permite a criação do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS) para o atendimento online.

Este núcleo, de acordo com a sugestão, deverá ser integrado por profissionais capacitados, composto por psicólogos, assistentes sociais e médicos psiquiatras. Os agendamentos deverão ser feitos via internet.

Segundo a justificativa, a profissão de guarda, é desgastante e não raras vezes o profissional costuma ser afetado emocionalmente de modo mais impactante. “Caso tais problemas não sejam devidamente cuidados, podem causar inúmeros prejuízos para sua vida profissional, pessoal e social”, completa.

Para Dr. Júlio, o apoio ajudará o servidor a lidar com sintomas como estresse e depressão, “sendo essencial um tratamento adequado”. A proposta será encaminhada às comissões permanentes do Legislativo e, em caso de avanço, poderá ser incluída na Ordem do Dia para votação no plenário.

Foto: GCM Hansen/Arquivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.