Projeto em Limeira permite que crianças com autismo levem seu próprio lanche à escola

O vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (União Brasil) protocolou nesta semana projeto de lei na Câmara de Limeira que, caso sancionado, permite que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) levem seu próprio lanche à escola.

Na justificativa, o parlamentar citou que “estudos apontam que crianças diagnosticadas com TEA apresentam dificuldades na escolha de alimentos e na dinâmica dos momentos de refeição. Estima-se que estes problemas afetem de 45% a 75% dessa população”.

Ainda de acordo com o vereador, crianças com TEA podem apresentar seletividade alimentar, ou seja, recusa em experimentar novos alimentos, além de não realizar as refeições em horários e locais diferentes e até mesmo resistência à apresentação de pratos e talheres novos. “Por conta dessas alterações da sensibilidade tátil, em especial da aversão a determinados tipos de alimentos, a criança com TEA pode deixar de se alimentar corretamente ou, pior ainda, não se alimentar durante o período escolar, acarretando prejuízos a sua saúde. Ao permitir que o aluno com transtorno do espectro autista leve sua própria refeição, busca-se uma alimentação saudável e adequada, prevenindo quaisquer outras intercorrências que causam prejuízo à criança”, completou.

O projeto prevê abrange escolas públicas e privadas e, caso se torne lei, a liberação pela escola à família do envio de alimentos específicos para a criança se dará após apresentação de laudos profissionais. A proposta tramita nas comissões da Casa antes de ir à votação.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.