Projeto de lei quer aulas de zumba nas praças e parques de Limeira

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Jorge de Freitas (PSD) na Câmara Municipal de Limeira quer autorizar a Prefeitura a instituir aulas de zumba nas praças e parques urbanos da cidade, com a finalidade de incentivar a prática regular da atividade física pelos jovens e idosos.

No início da década de 1990, um coreógrafo colombiano idealizou a zumba. Ela compreende uma série de atividades que unem ritmos latinos e caribenhos com exercícios físicos, ajudando no desenvolvimento corporal e trazendo benefícios semelhantes aos da prática desportiva, conforme explica o autor na justificativa da propositura.

Segundo o texto protocolado na última sexta-feira (03/02), as aulas de zumba terão, como norte, a conscientização da importância da prática regular de exercícios físicos para os jovens e idosos, no sentido de melhorar sua qualidade de vida e prevenção a doenças.

O projeto prevê a elaboração e distribuição de material informativo sobre a importância da atividade física e esportiva aos jovens, adultos e, principalmente, na terceira idade, bem como os locais destinados para a prática desportiva, suas atividades e horários.

Para viabilizar as ações e os objetivos, a Prefeitura poderá realizar parcerias com outras entidades, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

“A versatilidade da zumba reunindo ritmos de diversos estilos, concomitantemente ao fato de ser voltada para o desenvolvimento corporal, fez com que esta se popularizasse rapidamente em diversas regiões do Brasil. Por aliar música, dança e exercícios físicos leves que não causam fortes impactos, a zumba tem se mostrado uma excelente alternativa para aqueles que buscam iniciar ou manter um estilo de vida saudável”, complementa Jorge.

A proposta vai tramitar pelas comissões e, em caso de avanço, pode ser incluída na pauta de votação.

Foto: Prefeitura de Limeira/Arquivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.