Projeto de lei na Alesp quer Charqueada como Município de Interesse Turístico

Projeto de lei protocolado no início do mês na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pelo deputado Helinho Zanatta (PSD) classifica Charqueada como Município de Interesse Turístico.

Na justificativa, o parlamentar descreve o histórico da cidade, desde o início da povoação até a Lei nº 1.251, de 18 de agosto de 1911, que criou o Distrito de Paz de Charqueada, o qual passou a integrar a Comarca de Piracicaba, sendo o primeiro juiz de Paz, o Sr. Antonio Furlan e o primeiro escrivão, Antonio Cintra.

O distrito de Charqueada foi elevado a Município na mesma comarca, com sede na vila de igual nome e com o território do respectivo distrito, por meio da Lei nº 2.456, de 30 de dezembro de 1953, posta em execução em 1º de janeiro de 1955.

Também contou sobre o desenvolvimento turístico do Município:

“O Município de Charqueada se localiza na área da Serra do Itaqueri, um conjunto de cuestas basálticas situadas na Depressão Periférica Paulista, com uma altitude média de 1100m, por isso é um local de onde se tem uma vista panorâmica das cidades vizinhas.
A estrutura geológica da Serra do Itaqueri é diversificada, o que ocasiona a formação de grutas e cascatas, com nascentes de água potável e bicarbonatada, além de vegetação nativa preservada e presença de animais silvestres, atraindo para a área o turismo ecológico, turismo este já presente em Charqueada, estando, inclusive, em expansão”.

Dentre os atrativos classificados como potenciais e consolidados nos segmentos Histórico Cultural, Ecológico, Rural, Esportivo e Lazer, estão:
Estação Ferroviária; Casarão Furlan; Paróquia Nossa Senhora; Capela São José; Capela Santa Luzia; Capela São Tiago; Capela Santo Antônio; Capela Sagrado Coração de Jesus; Capela do Puríssimo Coração de Maria; Parque Temático Acampark; Cachoeira do Caidô; Bosque Municipal; Parque Municipal Lago dos Biris; Caminho do Mosteiro; Projeto GeoPark Corumbataí; Serra do Itaqueri; Manancial Parada do Ciclista; Arena Verde Forte; Centro de
Treinamento de Charqueada; Recanto Jatobá; Fábrica Di Pamonha; Fábrica de Sorvetes Brisa do Verão; Casa de Pedra Estância; Alambique d’Abronzo; Pesqueiro do Velhinho; Arena Open Air.

Principais Atrações Culturais de Charqueada

  • FESTA DE SÃO JOÃO DO CÓRREGO DA ONÇA:
    Evento de Festa típica Junina realizada em 24 de junho no bairro rural de Córrego da Onça, com gastronomia caipira e passagem de fogueira e quadrilha, realizada aproximadamente a 80 anos com entrada gratuita e estimativa de 5.000 visitantes.
  • ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS:
    Evento que reúne moto clubes de todo o Brasil para 3 dias de diversão, música e atrações típicas, com exposição de motos e acessórios, gastronomia, shows e artesanato. As últimas edições receberam, aproximadamente, 4.000 pessoas.
  • ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO:
    Evento religioso realizado no mês de Março ou Abril com espetáculo encenado a céu aberto de momentos da vida e morte de Jesus, realizado por jovens, adultos e crianças. Espetáculo teatral gratuito com gastronomia, músicas e concursos. As últimas apresentações receberam, aproximadamente, 3.500 pessoas.
  • CARNAVAL:
    Evento carnavalesco com desfile de blocos e marchinhas, sendo 4 noites com bandas tocando samba enredo e axé, 2 matinês com banho de espuma. Tem como principais atrações gastronomia, músicas e concursos. As últimas edições receberam, aproximadamente, 3.000 pessoas por noite.
  • ENCONTRO DE BANDAS SINFÔNICAS DO INTERIOR PAULISTA:
    Evento cultural e musical com encontro de bandas sinfônicas do interior de São Paulo. Tem como principais atrações: gastronomia, concursos e musica instrumental, realizado no mês de agosto, recebendo em torno de 1.000 visitantes.
  • FESTA DO ESPETÃO:
    Evento gastronômico típico com destaque para churrasco servido em espeto de 45 cm, realizado em bairro rural no mês de setembro, tendo como principais atrações a gastronomia e música. As últimas edições receberam 3.000 visitantes, aproximadamente.
    Diante do exposto, conto com o apoio dos nobres pares para a aprovação desta importante propositura, que torna a cidade de Charqueada como “Município de Interesse Turístico”, a cidade de Charqueada, face ao preenchimento de todos os requisitos previstos em Lei e sua relevância.

O projeto passará pelas comissões antes de ser submetido à votação do plenário da Alesp.

Foto: Reprodução/Anexo PL Alesp

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.