Parlamento Regional cobra Estado para normalizar entrega de medicamento para transplantados

Transplantados que moram em Limeira estão em situação de desespero e sem alternativa para obterem micofenolato de sódio. Trata-se de um medicamento para garantir a manutenção do órgão recebido pelo paciente e o sucesso da cirurgia.

A queixa chegou ao vereador José Eduardo Monteiro Júnior (PV), o Ju Negão, que tomou duas frentes de iniciativa. Na última semana, ele protocolou uma moção de apelo na Câmara de Limeira, que será endereçada ao governador Rodrigo Garcia (PSDB). Nesta terça-feira (19/04), o parlamentar levou o assunto para o Parlamento Regional da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

“Pessoas nos procuraram em situação de desespero visando a sequência do tratamento, mas se encontram em pleno constrangimento e em total insegurança diante desta situação”, cita o vereador limeirense. Na reunião regional realizada na Câmara de São Pedro, ele assinou a moção em conjunto com o presidente do Legislativo limeirense, Sidney Pascotto (PSC), Lemão da Jeová Rafá.

Após discussão, a moção foi aprovada pelos integrantes do parlamento regional. “Esse tema não atinge apenas Limeira e a troca de experiências entre as cidades é muito importante”, explicou Ju Negão. O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba é responsável pelo suprimento deste medicamento e o estoque está zerado.

O vereador informou que Limeira, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, faltam 57 medicamentos de alto custo. “Infelizmente, essa responsabilidade acaba recaindo sobre nosso município”, disse, ao explicar que a atribuição é do governo estadual. “O objetivo desta moção é pedir que o mínimo para a manutenção da vida das pessoas seja feito pelo governo do Estado”.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.