Observatório é lançado em Limeira e quer aprimorar formação de administrador público

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp), em Limeira, lançou nesta semana o Observatório de Políticas Públicas (OPP). O evento teve a presença de secretários municipais (Comunicação, Educação e Fazenda), da presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Maria Aucélia Damaceno e representantes de organizações da sociedade civil.

Segundo os idealizadores, a criação do Observatório deve colaborar para o aprimoramento da formação de administradores públicos e que promovam o interesse da população à cidadania em sentido amplo. “Trabalhamos incansavelmente no estudo da região de Limeira e cidades ao entorno, de modo que a criação de um observatório pudesse ser possível, mapeando agentes, indicadores e produções literárias relacionadas”, disse a professora Juliana Leite, atual coordenadora do curso de Administração Pública da FCA.

A equipe do OPP tem mais de 20 membros, entre professores e alunos. Os estudos e pesquisas realizadas em Limeira têm relações com demandas sociais locais. Os principais objetivos são a produção, comunicação e divulgação de pesquisas aplicadas e em desenvolvimento que contemplem olhares analíticos, críticos e prescritivos das políticas públicas e da realidade social.

O OPP vai congregar ensino, pesquisa e extensão para provocar impacto social e promover o compartilhamento dos conhecimentos produzidos pelas pesquisas desenvolvidas pelo grupo.

Durante o lançamento, foram apresentados os resultados de dez pesquisas realizadas pelo grupo nos últimos anos, tanto em disciplinas do curso de Administração Pública quanto em projetos de extensão e que envolvem os seguintes temas e instituições de Limeira: tratamento de resíduos sólidos, análise da política pública Rede Elza Tank, erradicação do trabalho infantil, diagnóstico do Centro de Zoonoses, análise do Programa Saúde para Todos, análise da política da Feira do Produtor Rural, análise do Programa Bolsa Creche, análise do Programa Nossa Casa, análise do Parque de Iluminação Pública, análise da política pública de combate à evasão escolar ‘Nenhum Estudante para Trás”, análise do Plano Municipal de Saneamento Básico.

“Contamos com a participação do poder público local no fomento e fornecimento de dados para que possamos realizar as pesquisas, alimentando assim essa relação dialógica com o município”, completou o professor Oswaldo Gonçalves Junior, coordenador do Observatório.

Fonte e Foto: FCA/Unicamp

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.