Mutirão vai castrar 4 mil cães e gatos em Limeira e começa neste sábado

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, inicia neste fim de semana o programa “Castra Mais Limeira”, que prevê a castração de cerca de quatro mil cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Somente no sábado (17) e no domingo (18), serão disponibilizadas mil castrações nos bairros Geada e Jardim Aeroporto, das 8h às 13h, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros. Os procedimentos serão realizados em dois ônibus equipados e personalizados.

Os procedimentos serão realizados por meio de empresa contratada via licitação. O investimento no programa é da ordem de R$ 1 milhão, provenientes de uma emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi. “Cumprindo mais uma etapa de nosso plano de governo, daremos início a esse mutirão de castração, que também é uma questão de saúde pública”, afirma o prefeito Mario Botion.

Para participar do programa, os interessados devem se cadastrar previamente pelo telefone (19) 98338-8415 (WhatsApp) ou presencialmente nos locais. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência e seguir algumas orientações pré-operatórias: deixar o animal de jejum alimentar de oito horas e em jejum hídrico (bebidas em geral) de seis horas; informar todo o histórico de saúde do animal – que deve estar com a vacinação e vermifugação em dia; e realizar banho/limpeza um dia antes da cirurgia – o animal deve estar livre de pulgas e carrapatos.

Responsável pela pasta, Simone Zambuzi explica que também é necessário que o tutor leve o animal em segurança até o local da castração, com coleira e guia, além de focinheira no caso das raças Mastim Napolitano, Pitbull, Rottweiler e American Staffordshire Terrier. “Já os gatos devem estar acomodados em caixa de transporte específica”, enfatiza.

Antes da cirurgia, o animal passará por uma avaliação clínica minuciosa que indicará como está a saúde dele e, então, receberá uma medicação anestésica. “Ele permanecerá com seu tutor por dez minutos após aplicação da anestesia. O tempo de cirurgia e recuperação do anestésico é curto, portanto, o tutor deve aguardar no local até o restabelecimento do animal”, observa Simone.

A partir de segunda-feira (19), o “Castra Mais Limeira” acontecerá, diariamente, em um bairro diferente, sempre das 8h às 13h. Na segunda, será no Centro Comunitário do Nossa Senhora das Dores; na terça (20), no Centro Comunitário do Cecap; na quarta (21), no Ceief Prof.ª Maria Paulina Rodrigues Provinciatto, no Jardim Novo Horizonte; na quinta (22), no Centro Comunitário do Parque Hipólito; e na sexta (23), no Parque Cidade.

Fonte e Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.