Malha viária urbana de Limeira tem mais de mil quilômetros

Em resposta a questionamentos apresentados pelo vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (União Brasil), a Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Urbanismo e Obras e Serviços Públicos, apresentou um breve inventário sobre as vias municipais. De acordo com dados mais recentes (2020), a extensão das vias públicas urbanas chega a 1.119,89 km, conforme informou o secretário Matias Razzo (Urbanismo).

No requerimento, o parlamentar informou que busca informações sobre a malha viária de Limeira, em especial para avaliar o tempo do asfalto, se existem pontos ainda sem pavimento e a realização de mapeamento das condições das ruas e avenidas. A extensão total de estradas municipais é de 502,14 km, sendo 97,22 km pavimentadas e outros 404,92 km em terra batida.

A Prefeitura informou que não possui um histórico do asfalto da malha viária de Limeira desde a fundação. Contudo, apontou resultados de estudos. A vida útil de um pavimento asfáltico é de:

– 50 a 100 anos para sub-leito compactado;

– 40 a 50 anos para camadas estruturais de sub-base e base;

– 15 a 20 anos para camada asfáltica de binder ou. ligação;

– 10 a 15 anos para camada asfáltica de rolamento.

A Prefeitura diz que, em Limeira, as obras de recapeamento asfáltico ocorrem, em média, no período entre 15 e 20 anos, dependendo do índice de trânsito de cada via. “Os logradouros com maior tempo de asfalto sem recapeamento asfáltico estão localizados nos bairros próximos à região central da cidade, porém, parte considerável de vias com maior circulação de veículos receberam o recapeamento asfáltico pela necessidade constatada por técnicos desta Secretaria, independentemente do tempo de existência do pavimento asfáltico”, informou o secretário Dagoberto Guidi.

No requerimento, Dr. Júlio citou o Sistema Gaia, implementado pela Prefeitura de São Paulo. Ele faz o levantamento em tempo real das condições das vias, permitindo que todas as ordens de serviços referentes ao tapa-buracos e recapeamento sejam otimizadas. Para o sistema ser colocado em prática, foram acoplados dispositivos em 108 veículos de aplicativos e táxis parceiros que circulam por toda a cidade, verificando as condições do asfalto e localizando possíveis defeitos e irregularidades diariamente.

Sobre este sistema, a pasta de Limeira menciona que o investimento da capital é de cerca de R$ 1 bilhão para diagnosticar cerca de 17.000 km de vias, o que corresponde a um custo de cerca de R$ 58,8 mil por quilômetro de via. “Convenhamos, é um investimento bastante expressivo, que, no momento, é inviável técnica e economicamente para o nosso Município [de Limeira]”, concluiu a secretaria no ofício enviado ao vereador neste mês de maio.

Foto: Prefeitura de Limeira/Arquivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.