Limeira registra 326 casos de dengue; Executivo e Legislativo intensificam conscientização

Em reunião nesta quinta-feira (09/06), a Comissão de Saúde da Câmara de Limeira discutiu os casos registrados de dengue, a partir de informações disponibilizadas pela Prefeitura de Limeira. Até 27 de maio, foram notificados 1.344 casos, dos quais 326 foram confirmados e 788 descartados.

O número representa um crescimento de 56% nos casos da doença em comparação com o mesmo período de 2020, quando 209 casos foram confirmados. No ano passado, na mesma época, Limeira registrou um pouco mais de casos – 353.

Diante do quadro, a comissão vai sugerir, por iniciativa da vereadora Lu Bogo (PL), o aumento da divulgação da campanha do Legislativo de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, em atendimento à Resolução 658/2016.

A Prefeitura também intensifica a conscientização junto à população. No último dia 6, a Emei Célio Sampaio Silva, na Vila Camargo, recebeu duas palestras sobre prevenção ao Aedes aegypti, ministradas em dois horários pelo educador em saúde da Divisão de Vigilância em Zoonoses de Limeira, Júlio Cesar do Amaral.

No encontro com os alunos, Amaral falou sobre a biologia e o ciclo de vida do mosquito, os sintomas da doença e as maneiras para eliminar os criadouros. Assistiram à palestra 163 alunos, do maternal à etapa 2. Todos ganharam folhetos com orientações sobre a prevenção ao mosquito. A ideia, segundo o educador, é que eles levem esse material para casa e que compartilhem as informações com pais e responsáveis.

Escolas interessadas em agendar palestras sobre prevenção à dengue devem enviar e-mail para saude.zooiec@limeira.sp.gov.br ou fazer contato com a Divisão de Vigilância em Zoonoses pelos telefones 3441-3548 e 3451-3546. 

Neste sábado, a Vigilância de Zoonoses promove mais um mutirão contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A ação ocorre nos bairros: Pq. Res. Abílio Pedro e Parque Nossa Senhora das Dores, etapas 1 e 4.

Das 7h30 às 12h, 100 agentes vão percorrer essas áreas para eliminar criadouros e orientar os moradores sobre a necessidade de prevenção ao mosquito. Todos os agentes estarão uniformizados e com crachá.

Foto: Arquivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.