Câmeras de reconhecimento facial são instaladas no terminal de ônibus para ampliar segurança

Nove equipamentos de inteligência artificial foram instalados no Terminal Urbano de Limeira para auxiliar na segurança da região que abrange, também, a rodoviária. A tecnologia permite o reconhecimento facial e funciona com as câmeras conectadas 24 horas ao Centro de Operações Integradas (Copi), operado pela Guarda Civil Municipal (GCM). Dada a complexidade, alcance e capacidade de cruzar informações, trata-se do mais avançado dispositivo de monitoramento em atividade do país, informou a Prefeitura.

Prefeito Mario Botion (PSD) informou que a implantação das câmeras no local foi motivada pelo grande número de pessoas que transitam pelas plataformas, que pode chegar a 12 mil nos dias úteis, de acordo com a Sancetur.

Outra característica, destacou Botion, é que o equipamento opera como “Central de Atendimento Remoto”, podendo ser acionado por qualquer usuário em caso de emergência. “Basta apertar um botão e falar diretamente com o Copi”, comentou. O dispositivo está instalado em uma coluna na parte central do terminal e é de fácil identificação.

Botion destacou que pretende expandir a tecnologia para toda cidade, principalmente nos prédios públicos. Ele ainda agradeceu ao vereador Betinho Neves, por intermediar a parceria com a Plastcor do Brasil para viabilizar o projeto. A empresa investiu R$ 110 mil na ação.

Betinho Neves falou sobre a necessidade de melhorar a segurança no local, que vinha sendo alvo de pequenos furtos, bem como do apoio do setor produtivo.

Até 1 quilômetro

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, informou que as câmeras têm alcance de até 1 quilômetro, permitindo até mesmo o monitoramento da parte de baixo do Terminal Rodoviário. Ele mencionou ainda que o Copi precisou passar por uma remodelação, a fim de estabelecer a conexão com o novo sistema.

“Essa tecnologia tem capacidade para identificar mais de 30 atributos de veículos e de pessoas, e futuramente, poderemos inserir bancos de dados de pessoas foragidas da Justiça”, relatou. Na eventual presença de suspeitos, Marchi esclareceu que o sistema dispara automaticamente um alarme no Copi.

A Sancetur, empresa responsável pelo transporte coletivo em Limeira e que tem pontos de atendimento no local, diz que a iniciativa é necessária para os usuários e também para os motoristas e outros funcionários que atuam no local.

Sócio-proprietário da Plastcor do Brasil, Tiago Ferreira falou sobre a importância da parceria com o Poder Público. “Não tínhamos como deixar de atender a demanda encaminhada pelo vereador Betinho, nosso objetivo é colaborar com o município, trazendo mais segurança à população”, disse. Criada em 2001, a empresa dedica-se à produção de equipamentos de segurança individual.

Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.